Topo

No Rio, chuva cancela voos no Santos Dumont; ventos chegam a 82 km/h

Homem observa quadra alagada na praça Saiqui, em Vila Valqueire, zona oeste do Rio de Janeiro - Arion Marinho/Futura Press/Estadão Conteúdo
Homem observa quadra alagada na praça Saiqui, em Vila Valqueire, zona oeste do Rio de Janeiro Imagem: Arion Marinho/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, no Rio

02/02/2015 19h35

Choveu e ventou forte em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro que está em estágio de atenção desde as 11h55 desta segunda (2). O Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajadas de vento de até 82,4 km/h durante a tarde na estação Forte de Copacabana, na zona sul da cidade. O aeroporto Santos Dumont, que segue operando visualmente, teve 13 voos cancelados; outros 28 estavam atrasados às 19h. Já o Aeroporto Internacional do Galeão opera com auxílio de instrumentos desde as 17h.

Segundo informações do Alerta Rio, choveu forte pela manhã principalmente na zona oeste da cidade. Os bairros mais atingidos foram Santa Cruz, Sepetiba, Guaratiba, Jacarepaguá, Pedra.

O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de três e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.

A prefeitura recomenda que a população da zona oeste permaneça ou procure um local seguro, evitando áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos, e verifique se há sinais de rachaduras nas residências. Caso perceba a existência de trincas ou abalo na estrutura, deve acionar a Defesa Civil pelo número 199 e evitar ficar em casa.

Os moradores das áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal.