Topo

Vazamento faz água jorrar e provoca alagamento em rua da zona norte do Rio

Reynaldo Vasconcelos/Futura Press/Estadão Conteúdo
Imagem: Reynaldo Vasconcelos/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, no Rio

04/02/2015 09h10

Em plena crise de abastecimento, um vazamento de grandes proporções na rua Dona Isabel, em Bonsucesso, na zona norte do Rio de Janeiro, faz a água que passa pela tubulação da via jorrar desde a madrugada desta quarta-feira (4).

O volume de água desperdiçada foi suficiente para alagar a rua, localizada nas proximidades da praça das Nações, sentido Ramos, e transformá-la em uma espécie de piscinão. Técnicos da empresa vão investigar a causa do vazamento.

Em nota, a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) informou que uma equipe foi enviado ao local a fim de realizar o reparo na tubulação. O trabalho deve ser concluído até o fim do dia.

"Manobras foram feitas para que a região não seja afetada enquanto o serviço estiver sendo feito", informou a Cedae.

Segundo levantamento feito pelo UOL, a água desperdiçada ao longo de 2013 com vazamentos e ligações clandestinas no Estado do Rio seria o suficiente para abastecer a capital fluminense durante mais de seis meses. A base de dados é o Snis (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento).

Em 2013, a Cedae tratou cerca de 1,35 trilhão de litros de água. De acordo com o relatório publicado pelo Snis em dezembro, desse total, 30,8% não foram oficialmente consumidos, o que corresponde a mais de 411 bilhões de litros de água perdidos.

Essa quantidade seria suficiente para abastecer a cidade do Rio de Janeiro durante seis meses e aproximadamente 14 dias. O consumo médio mensal de água na capital é de 63,4 bilhões de litros --cada carioca consome cerca de 329,78 litros de água por dia, o triplo do recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas).