Topo

Recebeu a sua conta de água com sobretaxa? Mande a sua história

Crise no abastecimento de água também tem impacto no bolso do consumidor - Getty Images
Crise no abastecimento de água também tem impacto no bolso do consumidor Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/02/2015 12h41

São Paulo enfrenta a maior crise no abastecimento de água de sua história e, a partir deste mês, a Sabesp passou a emitir contas com uma sobretaxa para quem registrou consumo acima da média.

Você foi uma das pessoas afetadas pela cobrança? Mande para o UOL a sua história sobre problemas ligados ao consumo de água ou detalhes de sua conta. Envie o seu relato em texto, foto ou vídeo via Whatsapp (11) 97500-1925, pelo email vcmandanoticias@uol.com.br ou na área de comentários abaixo.

Logo após o início da cobrança da sobretaxa, alguns moradores que disseram ter ficado sem água por longos períodos, devido à redução da pressão nas torneiras, reclamaram do valor de suas contas diante das restrições já impostas pela Sabesp para combater a crise no abastecimento.

De acordo com os critérios estabelecidos pela Sabesp, quem tiver um consumo até 20% superior à própria média terá de pagar um acréscimo de 40% no valor da conta de água. Se o aumento do consumo for maior do que 20%, a sobretaxa é de 100%.

A média é calculada de acordo com o consumo registrado no período entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014. A Sabesp diz que o adicional é cobrado apenas sobre o consumo de água, e não sobre a coleta de esgotos.