Topo

Guarda é afastado após agredir paciente de UPA em Ananindeua (PA)

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

24/02/2015 12h40

Um guarda municipal de Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), no Pará, foi afastado de suas funções nessa segunda-feira (23), após a divulgação de um vídeo em que aparece batendo em uma paciente da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Cidade Nova 8. As imagens foram gravadas no sábado (21) por uma testemunha.

No vídeo, o guarda aparece dando um tapa que acerta a mão da paciente, que está sentada em um corredor da unidade à espera de atendimento. Após a agressão, ela tenta bater no guarda por algumas vezes com um objeto que parece um chinelo e o chama, por duas vezes, de “desgraçado”.

Durante a ação, uma mulher que aparenta ser enfermeira chega ao local, fala rapidamente com a paciente, mas não a retira do local.  

Segundo contou ao UOL um funcionário da UPA, a paciente teria chegado à unidade no sábado em busca de atendimento, mas começou a reclamar e gritar por conta da demora. “Foi então que o guarda foi lá para contornar a situação e acabou gerando essa confusão”, disse o funcionário, que não quis revelar o nome e não soube informar quem fez a filmagem.

Em nota, a Prefeitura de Ananindeua informou que, além de afastar o guarda preventivamente, “não admite qualquer excesso por parte de seus agentes e vai instaurar investigação por meio de processo administrativo disciplinar”.

Ainda segundo a prefeitura, o agente prestou queixa por agressão “física e moral” da vítima, “fatos que serão apurados também no âmbito administrativo".