Topo

Rio: PM afasta 9 policiais envolvidos em morte de jovem filmada por celular

Do UOL, no Rio

26/02/2015 18h07

A Polícia Militar do Rio de Janeiro afastou, nesta quinta-feira (26), os nove policiais do 9º BPM (Rocha Miranda) envolvidos na ação em que dois jovens foram baleados na favela da Palmeirinha, em Honório Gurgel, na zona norte do Rio de Janeiro, na madrugada do último sábado (21). Um dos PMs afastados é tenente e os outros oito são praças.

Um vídeo gravado em um telefone celular por um grupo de amigos contrariou a versão dada inicialmente pela polícia sobre o episódio, que resultou na morte do ajudante de pedreiro Alan Souza de Lima, 15. O vendedor Chauan Jambre Cezário, 19, foi baleado no peito, mas passa bem.

Segundo a assessoria de comunicação da PM, o comandante do 9º BPM, tenente-coronel Luiz Garcia Batista, abriu uma averiguação sumária e decidiu afastar os policiais envolvidos na ocorrência assim que tomou conhecimento do fato.

A PM também informou que, ao analisar as imagens do vídeo, o comandante da corporação, coronel Alberto Pinheiro Neto, determinou a abertura imediata de um Inquérito Policial Militar a cargo da Corregedoria, que apreendeu as armas dos policiais.

Na versão inicial da polícia, os jovens foram alvejados durante confronto com a PM. Eles seriam suspeitos de integrar a quadrilha que controla o tráfico de drogas na comunidade, e estariam portando armas. Cezário recebeu alta do hospital, mas permaneceu detido acusado de porte ilegal de arma.

Familiares e amigos das duas vítimas afirmam que eles são inocentes. O celular de um amigo gravou o momento em que os dois foram atingidos. Não havia energia elétrica na comunidade e quatro amigos estavam conversando no portão da casa de um deles.

A gravação mostra o grupo fazendo brincadeiras até que começa o tiroteio. Embora o celular tenha caído,a gravação continuou e registrou uma conversa em que PMs questionam as vítimas sobre a razão pela qual estavam correndo.