Topo

Policiais de UPPs do Rio começam treinamento com forças especiais da PM

PMs recebem instruções de técnicas de abordagem e uso de armamento - Fabiano Rocha / Extra / Agência O Globo
PMs recebem instruções de técnicas de abordagem e uso de armamento Imagem: Fabiano Rocha / Extra / Agência O Globo

Vitor Abdala

Da Agência Brasil, no Rio

03/03/2015 13h16

Policiais das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) do Rio de Janeiro começaram nesta terça-feira (3) um treinamento com o COE (Comando de Operações Especiais) da Polícia Militar do Estado. Os PMs receberão instruções de técnicas de abordagem, conduta de patrulha, uso de armamento e autoproteção.

As UPPs são unidades da Polícia Militar voltadas para a ocupação territorial das favelas por meio de um policiamento comunitário, conceito que prioriza a aproximação dos agentes com os moradores das comunidades ocupadas. O COE é responsável por unidades da PM especializadas em lidar com situações de confronto, como o Bope (Batalhão de Operações Especiais) e o Batalhão de Choque.

Segundo a PM, cerca de 80 alunos da UPP do Morro São João, na zona norte do Rio, começaram o treinamento nesta terça. Os mais de 9.000 policiais das UPPs do Rio serão treinados de forma escalonada.

Questionado sobre se o COE seria a unidade mais adequada a proporcionar o treinamento a policiais da UPP, já que as duas têm objetivos distintos, o secretário de Segurança do Estado, José Mariano Beltrame, respondeu apenas que o Bope faz parte da política de pacificação, já que prepara o terreno para a implantação de UPPs nas comunidades.

"O Bope é quem faz o primeiro contato com a comunidade. É ele que fala com as pessoas e organiza as reuniões com os moradores. Na verdade ele inicia esse processo. Nós temos aqui pessoas qualificadas e com este perfil de polícia de proximidade", disse.

Entre os motivos que levaram ao treinamento estão os vários ataques sofridos por policiais de UPPs durante patrulhamentos em comunidades como os Complexos do Alemão e da Penha, na zona norte da cidade.