Topo

Após recorde à noite, rio Acre começa a baixar em Rio Branco

Do UOL, em Maceió

05/03/2015 12h25

Depois de duas semanas subindo até chegar a um nível recorde, o rio Acre começou a baixar nesta quinta-feira (5) em Rio Branco. A redução contrariou a expectativa do Serviço Geológico do Brasil, que informou que o rio ainda teria um aumento de nível durante a noite.

Segundo a Defesa Civil, o rio chegou à marca histórica de 18,4 metros na noite dessa quarta-feira (4), mas apresentou queda segundo a medição feito às 8h de hoje com 18,33 metros de altura.

A previsão agora é que o rio diminua de 10 a 12 centímetros nas próximas 12 horas, dependendo do nível da chuva.

Segundo a assessora da Secretaria de Meio Ambiente, Vera Reis, as chuvas na cabeceira do rio Acre não foram suficientes para manter uma elevação do nível do rio.

“Essas águas vão demorar de dois a três dias para chegar aqui e não devem mais influenciar no aumento. Nossa preocupação ainda é o Riozinho do Rola, mas ele também tem se mantido estável”, disse em entrevista à Agência Acre.

O governo informou que vai observar a redução do rio nas próximas horas e dias e vai aguardar até um nível seguro iniciar as ações de limpeza e para que a população seja liberada para voltar às suas casas.

Balanço e calamidade

Balanço desta manhã apontou que 53 bairros e 86.937 pessoas foram atingidos pela enchente. Existem hoje 26 abrigos funcionando com 9.251 pessoas.

Por conta cheia, apenas uma ponte se mantém aberta ligando o primeiro e o segundo distrito. As demais seguem fechadas, sem previsão de reabertura.

Nesta quinta-feira, o governo federal homologou, por meio do Diário Oficial da União, o pedido de calamidade pública feito pelos municípios de Rio Branco e Brasileia.