Topo

Polícia invade imóvel em Natal e libera enteado mantido refém por 41 horas

Frankie Marcone/Futura Press/Estadão Conteúdo
Imagem: Frankie Marcone/Futura Press/Estadão Conteúdo

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

14/03/2015 17h58Atualizada em 14/03/2015 21h45

Policiais do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) invadiram o apartamento e resgataram, no fim da tarde deste sábado (14), o adolescente de 14 anos que era mantido como refém pelo padrasto.

O adolescente estava em cárcere privado desde a 0h30 de sexta-feira (13) em um condomínio no bairro Capim Macio, em Natal (RN).

Segundo o comandante do Bope, major Rodrigo Trigueiro, o menino está bem, mas o padrasto, o agente penitenciário Francisco José de Assis Guimarães, 52, foi atingido por um tiro. 

"A polícia estava monitorando o tempo todo e a equipe de gerenciamento de crises estava no apartamento ao lado, quando houve um tiro. O menino abriu a porta e os policiais o resgataram”, disse o comandante do Bope.

A polícia informou que o homem cortou os pulsos antes de atirar no próprio queixo. Ele foi socorrido por uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levado para o hospital Clovis Sarinho. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde.

O menino foi atendido por uma equipe do Samu e passa bem. Ele já está com a mãe e a irmã.

Ameaças pela internet

A polícia informou que Guimarães tem vários boletins de ocorrência registrados por agressão à ex-mulher, com quem foi casado por 12 anos.

“Ele é uma pessoa com problemas psiquiátricos, faz tratamento e é reincidente em agredir a família. Tem um relacionamento muito conturbado”, disse o comandante.

Post sequestrador Natal - Reprodução - Reprodução
Publicação de Guimarães
Imagem: Reprodução

Segundo relatos, o casal discutiu na noite de sexta-feira e Guimarães teria começado a agredir a família. A mulher, que não teve a identidade revelada, conseguiu fugir com a filha de 21 anos, mas o adolescente foi impedido de sair do apartamento.

Durante o sequestro, o padrasto usou o Facebook para ameaçar se matar. “Highlander, o imortal, se despedindo deste planeta. Pelo menos fui em honra. Adeus”, escreveu o homem, dizendo que estava “se sentindo muito feliz”, às 17h15.

Em outro post, publicado na sexta-feira, ele também afirmou que iria se matar. “Highlander, o imortal, se despedindo deste planeta terra e não levo saudades. Vou viajar os planetas”.

Comida, cigarros e insulina

Durante o período do sequestro, a polícia forneceu comida e cigarros a pedido do sequestrador. Em troca do almoço neste sábado (14), ele liberou a cadela da família, que também estava no apartamento.

“Guimarães avisou a polícia que não coloque nenhuma medicação nos alimentos que são fornecidos a ele e ao enteado porque ele manda o menino comer primeiro e somente 40 minutos depois é que ele se alimenta”, disse um dos policiais que participou da negociação.

Nesta madrugada e no início da manhã, ele pediu insulina porque é diabético. 

O homem exigiu a presença da mulher e da filha dela. Nesta manhã, ele informou aos negociadores pelo aplicativo WhatasApp que poderia trocar de refém, e que entregaria o garoto em troca da mulher.