Topo

Garis ameaçam greve no Estado de SP; capital e Campinas ficariam fora

Do UOL,em São Paulo

17/03/2015 15h17

Os garis do Estado de São Paulo prometem entrar em greve a partir de segunda-feira (23) caso não consigam nos próximos dias o reajuste salarial desejado. A paralisação afetaria a Grande São Paulo e municípios do interior paulista, com exceção da capital e de Campinas (94 km de São Paulo), que têm datas-bases diferentes.

Nos demais municípios, a data-base da categoria é 1º de março e o período para negociação coletiva termina no fim do mês.

Os garis receberam das empresas de limpeza uma proposta de reajuste de 6,5%, mas querem 11,73%. Segundo o presidente da Femaco (Federação de Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação Ambiental, Urbana e Áreas Verdes do Estado de São Paulo), Roberto Santiago, a inflação está beirando os 8% e, além disso, a categoria pleiteia aumento real.

"Estamos trabalhando de maneira responsável, preservando a sociedade, querendo negociar. Nós sabemos que o lixo é um gravíssimo problema, é problema de saúde pública, mas nós queremos preservar o ganho do trabalhador”, disse Santiago.

Os salários dos garis variam conforme a cidade. Eles ganham de R$ 970 a R$ 1.300.

Greve no Rio

No Rio de Janeiro, os garis estão em greve desde a última quinta-feira (12). A categoria reivindica aumento de 40% no piso. A Comlurb (Companhia de Limpeza Urbana do Rio) oferece aumento de 3%, alegando que concedeu reajuste de 44% no ano passado.