Topo

Em SC, diretor e 12 agentes são presos em ação contra regalias em cadeia

Renan Antunes de Oliveira

Do UOL, em Florianópolis

24/03/2015 16h52

O diretor e 12 agentes prisionais do Presídio Regional de Santa Catarina foram presos na manhã desta terça-feira (24) em Blumenau (150 km de Florianópolis), acusados pelo Ministério Público Estadual de conceder regalias para detidos, entre elas a transferência de condenados ao regime fechado para o semiaberto.

Outras 26 pessoas, entre detentos, familiares de alguns deles e até empresários também foram presos. As autoridades ainda não divulgaram a extensão dos crimes cometidos pelos envolvidos nem como eles burlavam as determinações judiciais para soltar presos.

A ação foi realizada por uma força-tarefa comandada pelo Ministério Público Estadual e batizada com o nome de Operação Regalia. Cerca de 120 agentes da Polícia Civil e da Polícia Militar invadiram o complexo na madrugada para efetuar as prisões. Não houve incidentes.

A cadeia abriga vários integrantes do PGC (Primeiro Grupo Catarinense), facção criminosa responsável pelas ondas de violência com ataques contra ônibus e instalações policiais no Estado nos últimos três anos. Três líderes foram removidos dali para uma penitenciária federal no final do ano.

Segundo o promotor Flávio Duarte de Souza, na ação de hoje foram apreendidos alimentos, armas, celulares e computadores entre os presos. O inquérito terá 30 dias para detalhar as acusações de regalias.

As investigações estavam sendo feitas desde outubro. Os agentes presos também foram acusados de desviar alimentos da população carcerária geral (quase 600 detidos) para privilegiar um grupo de líderes da facção.

Em janeiro, 29 presos fugiram por um túnel que terminava perto da administração do presídio. Treze ainda continuam foragidos.

Na segunda-feira (23), outro túnel, de 15 metros, foi descoberto pouco antes que ele fosse utilizado por condenados.

Alguns presos tinham mordomias. A força-tarefa apreendeu computadores e desmanchou celas especiais ocupadas por chefões.

No ano passado, um detento gravou um rap lá dentro e divulgou nas redes sociais. Segundo o delegado Adriano Bini, que participou da operação, as fugas constantes e os desmandos deram origem às investigações.

O diretor Elenilton Fernandes e os demais presos ainda não puderam ser contatados para dar suas versões. Os nomes dos agentes ainda não foram divulgados.

A Secretaria de Justiça e Cidadania, que comanda os presídios, divulgou nota oficial confirmando a ação, sem esclarecer se sua cúpula sabia que a operação seria realizada. Agentes de outras cadeias foram deslocados para preencher as vagas abertas pelas prisões.

Blumenau é a terceira maior cidade do Estado, 11ª entre as maiores da região Sul e tem um dos mais altos índices de desenvolvimento humano do Brasil (IDH 0,806).