Topo

Prefeito manda fechar caixas eletrônicos às 17h por medo de violência em SP

Jacqueline Rocha

Do UOL, em Sorocaba (SP)

26/03/2015 12h04

Em Cesário Lange, cidade que fica a 138 quilômetros de São Paulo, sacar dinheiro no caixa eletrônico só é possível à luz do dia. Isso porque prefeito da cidade, Ramiro Campos (PSDB), decretou que os equipamentos funcionem apenas das 8h às 17h.

De acordo com o prefeito da cidade de 17 mil habitantes, a medida foi tomada para inibir a ação de bandidos durante a noite. Só neste ano, das quatro agências bancárias de Cesário Lange, três sofreram com explosões em caixas eletrônicos, sendo que dois bancos ainda não foram reabertos. Isso fez com que o prefeito se reunisse com os gerentes dos bancos para determinar o melhor horário para encerrar as atividades dos equipamentos e evitar que dinheiro fique ali armazenado. Os responsáveis pelos bancos não estavam autorizados a dar entrevistas.

Pelas ruas da cidade, há quem apoie a ação, temendo mais ataques. “A gente se organiza para usar o caixa até esse horário. É melhor assim do que ter bandido direto aqui na cidade”, afirma a professora Maria Helena Ferreira.

Já o comerciante Roberto Santos, acredita que esse horário poderia ser um pouco mais extenso. “Talvez se ficasse até o comércio fechar seria melhor. Acho que essa atitude foi um pouco extrema.”

Há quem pense em deixar a cidade. “Já estamos ficando sem banco, porque quando não é um, é outro que não funciona. Agora, não pode mais pegar dinheiro à noite. Desse jeito fica complicado viver aqui”, reclama a dona de casa Marlene Rosa Moura, considerando a possibilidade de viver em uma cidade maior.

A única alternativa para os moradores fora desse horário é um caixa 24 horas que fica em um posto de combustíveis, na rodovia Castello Branco, próximo à entrada da cidade.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do município, Camilo Lelis Machado, outras medidas também foram tomadas para evitar novos ataques. Ele explicou que a Polícia Militar intensificou as rondas na região central por meio de um convênio com a prefeitura. Nessa função, os policiais trabalham em alguns dias de folga, o que aumenta o efetivo.

Os ataques com explosivos aconteceram durante a madrugada. De acordo com a polícia, os bandidos armados agem rápido e sempre em momentos em que os carros da PM estão afastados. Até o momento, ninguém foi preso.