Topo

Sete comunidades ficam ilhadas após cheia do açude Pataxó no RN

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

26/03/2015 13h59

Sete comunidades rurais estão isoladas no Rio Grande do Norte devido ao transbordo das águas do açude público Pataxó, localizado em Ipanguaçu, na região do Vale do Açu. Pontes e estradas de acesso às comunidades de São Miguel, Cuó, Luzeiro, Picada, Lagoa de Pedra, Itu e Porto estão submersas pela água, e o acesso só é possível por meio de canoas.

Segundo a Compdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil), o açude Pataxó encheu no último sábado (21), quando choveu 158,5 mm na região, e o rio Pataxó, que deságua no reservatório, recebeu grande volume de água do açude da cidade de Angicos.

O transbordamento do Pataxó ocorreu às 8h16 da última terça-feira (24), e a água demorou cerca de 24 horas para inundar as vias de acesso às sete comunidades. O açude Pataxó tem capacidade de 24,5 milhões de metros cúbicos.

A última cheia em Ipanguaçu foi registrada em 2011, quando 13 comunidades ficaram isoladas com a enchente do Pataxó. Naquele ano, 2.000 famílias ficaram isoladas e 160 tiveram de sair das casas. Segundo a prefeitura, os prejuízos com a enchente foram na ordem de R$ 2 milhões. A cheia durou mais de 40 dias.

“Em menos 72 horas, o açude Pataxó recebeu um volume de água muito grande. Para se ter ideia, ele estava com 28% da sua capacidade de armazenamento, encheu e transbordou. Mas estamos monitorando o açude de Angicos também, e não há alerta algum neste momento”, disse o coordenador da Compdec, Genilo Rodrigues dos Santos. “As pessoas ainda estão nas casas e não há necessidade de relocar em alojamentos.”

As aulas na Escola Nelson Borges Motenegro, no distrito de Picada, estão suspensas devido à enchente. A Secretaria Municipal de Educação informou que as aulas serão retomadas na escola assim que for possível o acesso seguro dos alunos e professores.

A Comdepc informou que o município possui um plano de contingência, com planejamento de ações que devem ser coordenadas em caso de riscos de inundações e outros eventos climáticos em Ipanguaçu.