Topo

Mais de mil alunos ficam sem aula por conta de operação na Rocinha, no Rio

Policiais detêm homem durante uma operação na favela da Rocinha, no bairro de São Conrado, na zona sul do Rio - Christophe Simon/AFP
Policiais detêm homem durante uma operação na favela da Rocinha, no bairro de São Conrado, na zona sul do Rio Imagem: Christophe Simon/AFP

Do UOL, no Rio

31/03/2015 13h42

Mais de mil alunos de uma escola municipal do Rio de Janeiro ficaram sem aula na manhã desta terça-feira (31) por conta de uma operação deflagrada na favela da Rocinha, no bairro de São Conrado, na zona sul  da cidade, por policiais da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) local e do BPChoque (Batalhão de Polícia de Choque).

De acordo com a assessoria de comunicação da CPP (Coordenadoria de Polícia Pacificadora), houve troca de tiros durante a ação. Um homem foi detido e um policial da UPP foi ferido e encaminhado para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, também na zona sul da capital fluminense.

Segundo a coordenadoria, a operação faz parte do realinhamento operacional da CPP, “que passa por um processo de reorganização, e tem o objetivo de apreender armas e drogas e checar informações do Setor de Inteligência da Polícia Militar”. Até o fim da manhã, a ação continuava em andamento.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que, de acordo com a 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a escola que está sem atendimento nesta terça atende 1.010 alunos. “A SME esclarece que o conteúdo perdido será reposto”, afirmou a secretaria.

A Secretaria de Estado de Educação, por sua vez, informou que, “até o momento, as unidades escolares da rede estadual de ensino estão funcionando normalmente”.

Violência em UPPs

No fim de semana, outra favela com UPP no Rio registrou conflito. Na madrugada do domingo (29), quatro suspeitos de envolvimento com tráfico foram mortos durante uma ação da Polícia Militar na Mangueira. O policiamento na comunidade foi reforçado nesta segunda-feira (30), dia em que imagens divulgadas pela TV Globo nesta segunda mostraram o momento em que cerca de dez criminosos entraram armados na favela.

Segundo a PM, uma facção rival ao comando do tráfico na Mangueira tentou invadir a comunidade. O setor de inteligência da PM teria preparado uma ação para evitar o confronto entre os traficantes e, chegada do bando à favela, iniciou-se uma troca de tiros entre policiais e os supostos criminosos. O caso está sendo investigado pela 17ª DP (São Cristóvão).

Na própria Rocinha, houve confrontos entre policiais militares e criminosos da madrugada do domingo e no sábado. No fim da tarde de sábado, uma equipe da UPP foi surpreendida por supostos traficantes durante um patrulhamento na Rua 1, uma das mais movimentadas do morro. Os PMs revidaram e um deles foi ferido por estilhaços na cabeça, mas sem gravidade.

O Bope (Batalhão de Operações Especiais) foi então acionado para procurar os criminosos, e as trocas de tiro se intensificaram na madrugada. Um policial do Bope acabou ferido também, na coxa e no braço. Ele está internado no Hospital da PM e seu quadro é estável. Dois traficantes foram presos depois de feridos.