Topo

Arrastão em trem da SuperVia é o sétimo registrado no Rio em março

31/03/2015 11h02Atualizada em 31/03/2015 12h51

Na noite desta segunda-feira (30), dois homens levaram os pertences de ao menos 30 pessoas que estavam em um trem da SuperVia, entre as estações Engenho de Dentro e São Francisco Xavier, na zona norte do Rio de Janeiro. Este foi o sétimo arrastão registrado na cidade desde o início de março.

Dois suspeitos acabaram detidos por policiais militares ao desembarcarem, na Estação Maracanã, também na zona norte. De acordo com a Polícia Militar, Rafael Patrick Ribeiro, de 19 anos, e um adolescente de 16 anos ainda tentaram fugir em um ônibus ao saírem da estação. Com eles, foram encontrados um revólver, dez celulares, um tablet, um relógio, documentos e cerca de R$ 500.

Na sexta-feira (27) três homens armados em duas motos levaram os pertences de pelo menos duas vítimas que estavam em um carro e numa motocicleta dentro do túnel Zuzu Angel, em São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro. Em média, ocorreu um assalto em grupo a cada quatro dias e meio na cidade.

Além do roubo no túnel, nas últimas duas semanas ocorreram dois arrastões dentro de composições da linha 1 de metrô. Na noite de quarta-feira (25), quatro homens renderam ao menos sete passageiros que se encontravam entre as estações da Glória e do Catete, na zona sul da cidade. Os assaltantes levaram aparelhos celulares, bolsas e carteiras. No dia 12, a ação dos bandidos ocorreu entre as estações do Largo do Machado e do Flamengo, também na zona sul, e ao menos 16 pessoas foram assaltadas.

Um dos casos mais marcantes ocorreu no começo do mês, no dia 3, quando um policial militar à paisana, surpreendido por um grupo de criminosos que fecharam a ponte estaiada, na avenida Ayrton Senna, um dos principais acessos ao Parque Olímpico, pulou da ponte para não ser identificado. Na ocasião, ao menos sete motoristas foram assaltados.

No dia 16, ao menos oito pessoas foram roubadas durante um arrastão na Linha Amarela, na altura de Del Castilho, quando quatro homens armados aproveitaram um engarrafamento na via para iniciar uma sequência de assaltos. Já no dia 12, passageiros de um trem da SuperVia foram surpreendidos por volta das 10h por um criminoso armado no trecho entre Marechal Hermes e Bento Ribeiro.

Para o sociólogo e pesquisador do Laboratório de Análise de Violência da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), José Augusto de Souza Rodrigues, esse tipo de crime deve ser visto junto ao aumento no número de roubos em coletivos e pedestres em geral registrado nos últimos meses. Rodrigues o relaciona diretamente às UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora).

"Muitos jovens que tinham um grau de envolvimento médio com o tráfico de drogas, onde a ocupação da polícia foi bem sucedida, ficaram sem a sua fonte de renda", afirma. "Isso tem acontecido também em outras áreas. São Gonçalo, por exemplo, que não tinha uma presença muito expressiva de tráfico e criminosos armados, está tendo uma presença massiva de criminosos."

O secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, anunciou nesta sexta que todos as composições do metrô ganharão câmeras de segurança até o fim deste ano a fim de coibir assaltos. Já a Polícia Civil informou que todas as ocorrências têm sido investigadas. Em nota a SuperVia informou que a segurança das estações "atividade típica e exclusiva do Estado", conforme o determinado pela concessão.