Topo

Chuva alaga Hospital da Criança de São Luís e causa transtorno

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

16/04/2015 15h14

As fortes chuvas que atingiram São Luís (MA), nessa quarta-feira (15), causaram transtornos a pacientes, acompanhantes e funcionários o Hospital da Criança.

Vídeos divulgados na internet mostram o interior da unidade alagado. Em uma das imagens divulgadas nas redes sociais, é possível ver funcionários retirando a água com rodos. Pelo menos um dos corredores da unidade e varias salas tiveram o chão cobertos pela água.

Em outro vídeo, é possível ver crianças sendo transferidas de salas para escapar da água.

Segundo a prefeitura, o problema é fruto da estrutura antiga do prédio, mas alega que não houve prejuízo a pacientes.

A reportagem do UOL falou com um funcionário da unidade, nesta quinta-feira (16), que pediu para não ser identificado. Ele disse que houve transtornos como dificuldade em locomoção no interior da unidade.

“Acho que o maior problema é o risco de contaminação, pois temos crianças doentes aqui. Mas a água não afetou o funcionamento do hospital”, disse.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís explicou que o Hospital da Criança está passando por um processo de ampliação.
“Segundo a Construtora Gomes Sodré, responsável pela obra, o alagamento foi provocado pela sobrecarga na tubulação, que é antiga e subdimensionada para o volume de chuvas da tarde desta quarta-feira”, explicou.

A pasta também garante que o problema será resolvido até o fim do mês.

“Para resolver o problema, já está sendo construída pela parte externa do prédio uma nova galeria com maior capacidade, prevista para ficar pronta em 15 dias. Apesar do alagamento, não houve prejuízos à assistência prestada aos pacientes”, finalizou a nota.