Topo

Óculos são furtados de estátua de Michael Jackson em favela do Rio

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, no Rio

22/04/2015 09h34Atualizada em 28/04/2015 16h12

Os óculos da estátua do cantor Michael Jackson na favela Santa Marta, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, foram furtados durante o feriado de Tiradentes, segundo relato feito em redes sociais por Thiago Firmino, DJ, guia turístico e morador da comunidade.

O monumento foi construído para lembrar a visita de Jackson ao Santa Marta, onde ele gravou o clipe da música "They Don't Care About Us", em 1996. A estátua de bronze foi instalada em 2010 em uma laje no Beco do Curió. Na ocasião, o músico teria feito um acordo com o então traficante Márcio Amaro de Oliveira, Marcinho VP (1970-2003), do Comando Vermelho, para realizar as filmagens no local.

"Não consigo entender até que ponto chega uma pessoa [para] depredar e destruir a estátua. Qual motivo?", questionou Firmino.

As assessorias da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) Santa Marta, responsável pela segurança na favela, e da Secretaria de Estado de Conservação, responsável pela estátua, ainda não se pronunciaram sobre o assunto.

Cadê o óculos da estátua do Michael Jackson???Mais um ato de vandalismo em nossa favela. A estátua feita por Ique e...

Posted by Thiago Firmino on Tuesday, April 21, 2015

Outra estátua que, desde a inauguração, vem sendo alvo constante de atos de vandalismo é a do poeta Carlos Drummond de Andrade, situada no calçadão da praia de Copacabana, zona sul.

Em dezembro de 2013, um casal foi flagrado por câmeras de segurança pichando o monumento com tinta branca. Pablo Lucas Faria e sua então namorada, July Bernardes Vasconcellos Reis, foram identificados e presos por policiais da DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente).

O casal foi liberado após prestar depoimento, mas o Ministério Público do Rio denunciou ambos à Justiça pelos crimes de pichação e poluição ambiental de natureza visual. Em caso de pena máxima, os dois estariam sujeitos a punições de um ano de prisão, além de multa.

Para o monumento em homenagem a Drummond, cada conserto dos óculos custou, em média, R$ 3.000. Depois dos recorrentes casos de vandalismo, uma câmera de segurança foi instalada no local, com monitoramento pela CET-Rio (Companhia de Engenharia de Trânsito). (Com Estadão Conteúdo)