Topo

Placas de concreto de obras do metrô da Linha 4 atingem homem em Ipanema

As placas são parte dos anéis de concreto que formam os túneis do metrô - Pablo Jacob / Agência O Globo
As placas são parte dos anéis de concreto que formam os túneis do metrô Imagem: Pablo Jacob / Agência O Globo

Do UOL, no Rio

22/04/2015 13h28

Pedaços de concreto de obras da Linha 4 do metrô, na altura da praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, caíram sobre a calçada da rua Visconde de Pirajá, atingindo um homem que passava pelo local no fim da manhã desta quarta-feira (22).

Logo após o acidente, Agrícola de Souza Bethlem, 87, foi levado para o Hospital São Lucas, em Copacabana. Segundo a assessoria do hospital, o idoso sofreu graves lesões no tórax e no crânio. Ele está internado no CTI (Centro de Tratamento Intensivo), e seu estado de saúde é considerado muito grave. O consórcio responsável pela obra não soube informar o que ocasionou a queda das placas, que são parte dos anéis de concreto que formam os túneis do metrô.

Duas faixas da rua Visconde de Pirajá, entre as ruas Maria Quitéria e Joana Angélica, chegaram a ter o trânsito interrompido. 

A Linha 4 do Metrô tem um histórico de atrasos e problemas frequentes. Em maio do ano passado, as escavações do metrô em Ipanema levaram ao afundamento do solo e à aparição de rachaduras em edifícios da rua Barão da Torre. Por causa disso, a obra foi paralisada. No dia seguinte à volta das escavações, um buraco na mesma Barão da Torre surgiu em frente a um prédio.

Já no dia 12 de janeiro, um vazamento de água com cimento alagou a esquina das ruas Farme de Amoedo e Barão da Torre, em Ipanema. Primeiro, ao lado do canteiro da obra da Linha 4, um buraco se abriu. Depois, da cratera, começou a jorrar água e cimento, em alguns momentos como um chafariz, projetando um jato de mais de dois metros.

Pedestres e clientes de restaurantes saíram correndo, o trânsito teve de ser fechado, e os funcionários do consórcio construtor pararam o que estavam fazendo por pelo menos duas horas para tentar resolver a situação.