Topo

Radar da Defesa Civil não cobre área atingida por tornado em SC

Dinilson Vieira

Do UOL, em Joinville (SC)

22/04/2015 16h27

O radar meteorológico da Defesa Civil de Santa Catarina, localizado em Lontras (199 km de Florianópolis), não poderia ter previsto o tornado que destruiu boa parte de Xanxerê (551 km de Florianópolis), no oeste do Estado. Quebrado desde 19 de janeiro passado, o equipamento cobre aproximadamente 75% do território catarinense. As regiões sul e oeste estão fora dessa cobertura.

O radar é peça fundamental para monitorar condições climáticas adversas e emitir sinais de alerta sobre a aproximação de fenômenos naturais.

O tornado que passou em Xanxerê matou duas pessoas, feriu cerca de 1.000 (cinco em estado grave), deixou mais de 1.000 desabrigados e danificou 2.600 casas. Dezenas de imóveis ficaram totalmente destruídos, principalmente em cinco bairros da cidade.

A força dos ventos, que ultrapassaram os 220 km/h, derrubou pelo menos 300 postes na cidade, deixando sem luz 34 mil casas e estabelecimentos comerciais. Pelo menos dez torres de transmissão de energia caíram na região, prejudicando 53 mil unidades consumidoras em 14 cidades do oeste catarinense.

A Secretaria de Estado de Defesa Civil informou que existe um projeto para instalar mais dois radares, nas regiões sul e oeste --área com maior probabilidade em sofrer com tornados. Os recursos viriam da União, mas não adiantou qualquer previsão para a compra dos equipamentos.

O radar em Lontras sofreu uma avaria na fonte de alimentação de alta tensão na fase de testes. Trata-se de um complexo circuito de conversão de uma potência mais baixa para uma maior.

O equipamento custou R$ 10 milhões aos cofres públicos. As peças de reposição estão a caminho de Santa Catarina, vindas do fabricante nos Estados Unidos. A previsão é de que o equipamento volte a funcionar no fim do mês.