Topo

Após ataques, Florianópolis suspende circulação de ônibus noturnos

Renan Antunes de OIiveira

Do UOL, em Florianópolis

25/04/2015 08h02Atualizada em 25/04/2015 14h27

O transporte coletivo noturno foi suspenso pela prefeitura de Florianópolis na madrugada deste sábado (25), depois que dois ônibus foram incendiados durante a semana (na quarta e na quinta) e um policial militar ferido a tiros em uma comunidade durante confronto com suspeitos de tráfico, na noite de sexta (24).

O consórcio SIM, que administra o transporte coletivo da cidade, decidiu suspender o serviço na noite de sexta e retomá-lo na segunda-feira (27). No mesmo horário, não haverá transporte também sábado e domingo. As linhas que suspenderam o transporte foram as de número 100, 200, 300, 500, 501 e 600, que ligam o centro aos pontos extremos Sul e Norte da Ilha .

Os usuários foram sendo notificados no terminal central e a notícia correu no boca a boca. A suspensão vale apenas para as linhas da madrugada, que saem perto das 23h no terminal central. A circulação será retomada às 5h30.

Segundo a Polícia Militar, os ataques a ônibus ocorridos na quarta-feira em Florianópolis e quinta-feira em Palhoça, na região metropolitana, não estão relacionados e foram considerados casos isolados.

Ataques a ônibus e policiais similares marcaram as três ondas de violência vividas em Santa Catarina nos anos de 2012, 2013 e 2014. Os incidentes foram atribuídos à facção criminosa PGC (Primeiro Grupo Catarinens).

No atentado de quarta, dois motoqueiros atacaram um ônibus no centro da capital, ordenando o desembarque de cinco passageiros e incendiando o veículo.

No ataque de quinta, foram seis os atacantes. Havia 26 passageiros no ônibus, no final de uma linha em Palhoça. Os atacantes usaram galões de gasolina e destruíram o veículo.

Os ataques incendiários, nos quais nada é roubado dos passageiros, são a marca do PGC -- facção que também controla o narcotráfico na capital.

Na noite de sexta a PM fez uma operação no bairro central da Costeira, supostamente contra o tráfico. Um destacamento foi atacado a tiros e um PM ferido.

A intervenção naquela região sempre provoca reação de suspeitos.

O consórcio SIM e a Prefeitura vão se reunir com a PM neste sábado para discutir a retomada de escolta noturna ao transporte coletivo, medida adotada nas crises anteriores.