Topo

Chuva em Salvador deixa mortos e hospitais alagados; trânsito tem arrastão

Do UOL, em Maceió

27/04/2015 18h46Atualizada em 28/04/2015 14h06

A forte chuva que atingiu Salvador (BA) nas últimas 24 horas deixou 14 mortos e causou uma série de alagamentos e deslizamentos de terra. Também há famílias desabrigadas --o número oficial não foi informado. Segundo a Defesa Civil Municipal, até as 15h40 desta segunda-feira (27), houve o registro de 157 ocorrências. Foram 103 deslizamentos de terra na capital até as 16h.

O local mais atingido foi o Alto do Peru, na região da San Martin, onde choveu 198 mm (cada milímetro corresponde a um litro de água para cada m²), segundo informações da Defesa Civil de Salvador. A média mensal de abril é de 309 mm. Na região, foram oito pessoas mortas e outras quatro feridas.

Já no Marotinho ocorreram outras seis mortes. Três pessoas também foram resgatadas com vida e encaminhadas para o Hospital Geral do Estado. 

Por conta da chuva, parte das escolas municipais suspenderam as aulas. O objetivo foi garantir segurança dos estudantes. A Universidade do Estado da Bahia também suspendeu as aulas em Salvador e Lauro de Freitas.

O Hospital das Obras Sociais Irmã Dulce, na Cidade Baixa, ficou com o andar térreo completamente alagado. O Hospital Agenor Paiva também foi atingido. 

Segundo a Polícia Militar, na BR-324, na altura da Jaqueira do Carneiro, houve registro da ação de vândalos que aproveitaram o engarrafamento para atacar pessoas.

Na avenida Sete Portas, um carro foi arrastado pela águas. Outra dezenas de ruas ficaram cobertas pela água.

Ações

O prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM) convocou uma reunião de emergência com secretários e dirigentes de órgãos para uma avaliação dos impactos das chuvas e providências a serem tomadas. Cerca de 500 servidores estão trabalhando nas ruas da cidade.

A Secretaria Municipal de Promoção Social informou que todas as equipes estão nas ruas em comunidades para oferecer serviços às famílias atingidas pelas fortes chuvas na cidade.

Abrigos foram montados na escola Helena Magalhães, em Marechal Rondon; em uma igreja no São Caetano, além do Espaço Axé, em Pau da Lima. Cada um poderá receber até 50 pessoas e, caso haja maior demanda, novos abrigos serão identificados.

As ações estão concentradas nos bairros de Bom Juá, San Martin e Pau da Lima. Os técnicos estão cadastrando e verificando as necessidades das famílias atingidas para distribuição de itens como colchões, cobertores, lençóis, travesseiros, toalhas de banho e cestas básicas, além de auxiliar o transporte de móveis e objetos pessoais.

As equipes também estão encaminhando as famílias para o pagamento do auxílio moradia no valor de R$ 300 mensais.

Segundo a prefeitura, desde 2013 foram investidos mais de R$ 150 milhões em drenagem, limpeza de canais, sarjetas e intervenções em encostas.

As Voluntárias Sociais da Bahia estão promovendo uma campanha para arrecadação de alimentos não-perecíveis, água potável, materiais de higiene pessoal e limpeza, fraldas, colchões, roupas, principalmente para crianças. Mais informações sobre a campanha ‘Salvador Solidária’ podem ser obtidas pelos números (71) 3117-4927, ou (71) 8178-9538.

Nota oficial

À noite, o Palácio do Planalto emitiu nota oficial lamentando as mortes em Salvador provocadas por deslizamentos de terra.

"É com grande pesar que soube dos deslizamentos que atingiram a cidade de Salvador, na Bahia, nesta segunda-feira, causando perda de vidas, deixando feridos e desabrigando diversas famílias", citou a nota, assinada pela presidente da República, Dilma Rousseff.

O texto informou que Dilma conversou na tarde desta segunda-feira (27) com o governador Rui Costa e com o prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto para prestar solidariedade aos familiares das vítimas.

"Coloquei o Ministério da Integração Nacional e a Defesa Civil, juntamente com os demais ministérios e as Forças Armadas à disposição para tomar todas as medidas de apoio ao povo baiano", citou Dilma.