Topo

Dias após Michael, óculos de estátua de Renato Russo são furtados no Rio

A Secretaria Municipal de Conservação informou que deve solicitar ao autor da obra um orçamento para repor a peça roubada - Gabriel de Paiva / Agência O Globo
A Secretaria Municipal de Conservação informou que deve solicitar ao autor da obra um orçamento para repor a peça roubada Imagem: Gabriel de Paiva / Agência O Globo

Do UOL, no Rio

28/04/2015 09h59Atualizada em 28/04/2015 13h05

Menos de uma semana após o roubo dos óculos da estátua do cantor Michael Jackson na favela Santa Marta, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, o furto se repete na Ilha do Governador, zona norte da cidade. Dessa vez, a “vítima” foi o monumento em homenagem ao cantor Renato Russo.

Segundo a Secretaria Municipal de Conservação, o furto foi percebido na tarde de segunda-feira (27), e a ocorrência foi registrada na 37ª Delegacia de Polícia. De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, no entanto, não houve registro do furto na delegacia, mas agentes foram encaminhados ao local para apurar o crime.

A estátua de bronze, encomendada pela prefeitura, tem 1,75 m e é assinada pelo escultor Ique –assim como a de Michael Jackson. Em agosto do ano passado, a obra já havia sido pichada. A Secretaria de Conservação informou ainda que deve solicitar ao autor da obra um orçamento para repor a peça roubada.

Os óculos da estátua de Michael foram localizados por Thiago Firmino, DJ, guia turístico e morador da comunidade, no dia seguinte ao furto, que aconteceu durante o feriado de Tiradentes.

Outra estátua que, desde a inauguração, vem sendo alvo constante de atos de vandalismo é a do poeta Carlos Drummond de Andrade, situada no calçadão da praia de Copacabana, zona sul.

Em dezembro de 2013, um casal foi flagrado por câmeras de segurança pichando o monumento com tinta branca. Pablo Lucas Faria e sua então namorada, July Bernardes Vasconcellos Reis, foram identificados e presos por policiais da DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente).

Para o monumento em homenagem a Drummond, cada conserto dos óculos custou, em média, R$ 3.000. Depois dos recorrentes casos de vandalismo, uma câmera de segurança foi instalada no local, com monitoramento pela CET-Rio (Companhia de Engenharia de Trânsito).