Topo

Prédio desaba em Salvador; chuvas matam ao menos 14

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

28/04/2015 11h17Atualizada em 29/04/2015 14h23

As chuvas que atingem Salvador (BA) desde a segunda-feira (27) já deixaram ao menos 14 pessoas mortas, segundo contabilizou a Defesa Civil Municipal. Um prédio desabou na madrugada desta terça-feira e uma pessoa continua desaparecida.

Segundo a Semps (Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza), cem pessoas estão desalojadas. 

Hoje, foram encontrados dois corpos dos três que estavam desaparecidos no deslizamento de terra na comunidade Barro Branco, na avenida San Martin.

Segundo o Corpo de Bombeiros, no início da manhã foi encontrado o corpo de Sivaldo Filho, 30, e agora a tarde o da mãe dele, que ainda não teve o nome informado. O corpo de Sivaldo já foi recolhido pelo IML (Instituto Médico Legal) de Salvador.

O IML informou que já identificou 11 dos 13 corpos das vítimas das chuvas. Dentre os mortos, estão duas crianças de 11 e 12 anos.

Ontem, a Defesa Civil registrou as mortes de outras 12 pessoas - oito na avenida San Martin e quatro na comunidade Marotinho, no bairro Bom Juá. Em San Martin, o deslizamento de terra atingiu quatro casas. Já em Bom Juá, um barranco caiu em cima de um imóvel e matou quatro pessoas de uma mesma família.

Segundo o Corpo de Bombeiros, na madrugada desta terça-feira, um prédio de cinco andares desabou. O imóvel fica localizado no bairro Boa Vista de São Caetano e havia uma família morando no local.

Uma pessoa, que não teve a identidade revelada, ficou ferida ao ser atingida pelos escombros. A Defesa Civil não informou sobre o estado de saúde da vítima. Outros três imóveis foram danificados e estão isolados correndo risco de desabarem.

A prefeitura informou que está prestando ajuda às famílias das vítimas fatais e assegurou auxílio-funeral. Já para as famílias que tiveram imóveis danificados, a prefeitura está disponibilizando o auxílio-moradia no valor de R$ 300 e abrigos em dois hotéis sociais municipais, em Itapuã e Pau da Lima, e a Escola Municipal Helena Magalhães, em Marechal Rondon.

A prefeitura disse que está distribuindo cestas básicas, cobertores, lençóis colchões, travesseiros e toalhas de banho para os desabrigados e ainda está oferecendo auxílio no transporte de móveis e objetos pessoais para os abrigos.

Nesta terça-feira, a Fundação Cidade-Mãe, mantida pela Semps, iniciou a arrecadação de donativos para as vítimas da chuva em Salvador. A fundação fica localizada na rua Professor Aloísio Carvalho, nº 219, no Engenho Velho de Brotas. 

A prefeitura vai enviar ainda nesta terça-feira à Câmara de Vereadores um projeto de lei que concede benefício de três salários mínimos para vítimas de casos graves de calamidade.