Topo

Pá de helicóptero que levava filho de Alckmin teria quebrado no ar, diz TV

Do UOL, em São Paulo

03/05/2015 21h26

Fotos da perícia que investiga o acidente com o helicóptero que matou Thomaz Alckmin, 31, filho do governador de São Paulo, e mais quatro pessoas, indicam que uma das pás pode ter quebrado, e não se soltado. A hipótese de que a peça não teria sido aparafusada foi aventada após um vídeo mostrá-la caindo. A informação foi veiculada pelo “Fantástico”, da Rede Globo, neste domingo (3).

As imagens da perícia dos destroços mostram que os pinos que fixam as pás do helicóptero estavam afixados e intactos. Sendo assim, a hipótese mais provável, segundo Fernando Catalano, professor de engenharia aeronáutica da USP, ouvido pelo programa, é que ao menos uma das pás tenha quebrado.

O helicóptero havia passado por manutenção recente e, antes de levantar voo, é de praxe que sejam realizados testes ainda em solo após o procedimento. Isso porque mesmo uma pequena alteração nas pás já poderia causar um acidente.

Entre as hipóteses levantadas para a quebra da pá estão uma falha na caixa de transmissão do rotor principal, falha na caixa de transmissão do rotor de cauda e até falha na própria manutenção da aeronave.

O helicóptero em que estava Thomaz Alckmin caiu em 2 de abril, em um condomínio residencial de Carapicuíba, zona oeste da Grande São Paulo. Além do filho do governador, morreram no acidente o piloto Carlos Haroldo Isquerdo Gonçalves e três mecânicos.

Investigação da Aeronáutica

Todo o material recolhido, incluindo peças da aeronave e registros produzidos pelas equipes de resgate, está sob análise no Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). O centro, que fica no Campo de Marte, zona norte paulistana, conduzirá a apuração do caso. Não há previsão de conclusão dos trabalhos.

A empresa Seripatri, proprietária da aeronave, informou na ocasião do acidente que o helicóptero Eurocopter, modelo EC 155, tinha cerca de quatro anos de uso e 600 horas de voo. De acordo com a empresa, a documentação do aparelho estava em ordem.

Vídeo mostra queda de helicóptero que matou filho de Alckmin