Topo

Barca se choca em píer e passageiros ficam presos em embarcação no Rio

Do UOL, no Rio

07/05/2015 19h36Atualizada em 08/05/2015 09h46

O choque de uma barca contra o píer de atracação da estação Cocotá, na Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro, no início da noite desta quinta-feira (7), deixou centenas de passageiros presos dentro da embarcação. De acordo com a concessionária CCR Barcas, ninguém ficou ferido. Até as 20h30, alguns usuários ainda esperavam para desembarcar e serem transferidos para botes.

Segundo a concessionária, a barca Vital Brazil saiu da praça 15, no centro do Rio, às 17h30 e chegou à estação Cocotá por volta das 18h15. A assessoria da CCR Barcas informou que havia 732 pessoas a bordo. A barca tem capacidade para transportar 2.000 pessoas e foi inaugurada em 1962, há 53 anos.

Uma passageira que estava na embarcação disse à "Globo News" que ouviu um forte barulho no momento da colisão e que, pelo ruído, parecia que água estava entrando na barca. Alguns usuários vestiram coletes salva-vidas. O Corpo de Bombeiros foi até o local prestar atendimento aos passageiros.

A CCR Barcas informou que acionou o plano de contingência e entregou bilhetes para que os passageiros que estavam na estação Cocotá pudessem utilizar qualquer outro modal gratuitamente.

As viagens com origem e destino para a estação Cocotá foram suspensas nesta quinta.

Em nota, a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) enviou duas embarcações para o local, a fim de verificar a situação e auxiliar no resgate dos passageiros que estavam a bordo. Inicialmente, os mesmos estavam sendo retirados pelas lanchas da Capitania e do Corpo de Bombeiros e, posteriormente, por uma embarcação de apoio, com maior capacidade de transporte, da empresa Camorim. Todos os passageiros foram retirados com segurança. Não houve feridos nem poluição hídrica.

O flutuante de embarque e desembarque da Estação de Cocotá está interditado pela CPRJ até que as condições de segurança sejam normalizadas.

Foi aberto um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), visando apurar as causas e as circunstâncias do acidente. A previsão de conclusão é de 90 dias.

A Agetransp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes do Rio) abriu um boletim de ocorrência para apurar as circunstâncias do acidente. Técnicos da agência foram deslocados para avaliar o atendimento prestado aos usuários no local da ocorrência.

Veja relatos de passageiros que estavam na embarcação: