Topo

No Rio, ventos de quase 60 km/h derrubam árvores e provocam queda de luz

Do UOL, no Rio

11/05/2015 09h09

Uma forte ventania que atingiu o Rio de Janeiro durante a madrugada desta segunda-feira (11) provocou estragos como queda de árvores e interrupção do fornecimento de energia elétrica em alguns bairros da capital fluminense, principalmente na zona oeste da cidade.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a estação meteorológica do Forte de Copacabana registrou ventos de 58,7 km/h. Também houve relatos de chuva em áreas da região metropolitana do Rio.

A queda de luz ocorreu em bairros como Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá, entre outros. Na avenida das Américas, na Barra, os sinais de trânsito amanheceram apagados, de acordo com o Centro de Operações da prefeitura.

A concessionária responsável pelo fornecimento de energia, Light, informou que a rede foi afetada pelos ventos na região do parque estadual da Pedra Branca, na zona oeste. Segundo a empresa, o serviço já foi restabelecido nas ruas da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá e localidades próximas.

Com a ausência de sinalização de trânsito, dois carros colidiram em um cruzamento na altura da rua Benvindo de Novaes, na pista sentido Barra. Não houve feridos. O acidente ocorreu próximo à estação Nova Barra do sistema BRT Transoeste (corredor expresso de ônibus). O trânsito foi desviado para que o deslocamento dos coletivos não fosse interrompido.

Também na zona oeste, a ventania derrubou uma árvore na rua Professor Henrique Costa, em Jacarepaguá, na altura do número 268. A via chegou a ser bloqueada para facilitar o trabalho de remoção. O Centro de Operações informou que o local foi liberado.

Na zona sul, uma árvore caiu na estrada das Canoas, em São Conrado, na altura do número 1.135. Agentes de trânsito da CET-Rio e técnicos da Light foram enviados ao local. Houve queda de luz em um trecho da via, que também foi liberada.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o corte e a remoção das árvores só serão feitos de acordo com a situação, localização e demanda do serviço. Para os bombeiros, não há um número exato de árvores que caíram, mas as informações são de pelo menos sete em diversos pontos da cidade, entre os quais Flamengo, na zona sul da cidade, e Itanhangá, na zona oeste. (Com Agência Brasil)