Topo

Metade dos municípios do país ainda joga resíduos em lixões, diz pesquisa

No caso de resíduos depositados no próprio município, 67,2% vão para lixões - Pedro Ladeira/Folhapress
No caso de resíduos depositados no próprio município, 67,2% vão para lixões Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

19/05/2015 16h13

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (19) pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) aponta que 50,6% dos municípios brasileiros ainda não jogam seu lixo em aterros sanitários e descartam os resíduos sólidos em lixões.

O levantamento ouviu 4.193 municípios, o que corresponde a 75% dos 5.568 existentes no país.

Dos municípios pesquisados, 63% destinam em seu próprio território os resíduos sólidos produzidos. Já 35% jogam o lixo em outros municípios, enquanto 2% não responderam. O Brasil produz hoje cerca 240 mil toneladas de lixo por dia.

A pesquisa foi feita para verificar quantos municípios atenderam as obrigações impostas pela Lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Inicialmente, o prazo final para fim dos lixões era agosto de 2014, mas diante das dificuldades apresentadas pelos municípios, acabou sendo postergado para 2018.

Segundo a pesquisa, no caso de resíduos depositados no próprio município, 67,2% vão para lixões. Segundo a CNM, isso ocorre porque, “ou inexistem aterros sanitários próximos, ou o custo para transportar e dispor esses resíduos é maior do que os recursos financeiros existentes”.

“Em contrapartida, dos 35,3% que destinam os resíduos sólidos para outro município, a grande maioria faz a disposição final adequada, o que comprova o esforço dos gestores em cumprir a PNRS. O total de 77,5% consegue dispor os resíduos sólidos apenas em aterros sanitários”, aponta a pesquisa.

Desigualdades

Os dados do levantamento mostram desigualdades nos números e revelam que as regiões Norte e Nordeste apresentam os piores índices no que se refere à destinação adequada do lixo: 75% dos municípios ainda usam lixões.

Em seguida, 68,3% das cidades da região Centro-Oeste descartam os resíduos em lixões. Na região Sudeste esse índice cai para 45% e fica em apenas 22% no Sul.