Topo

Após assalto, asilo de SP faz campanha para arrecadar doações

Fabiana Maranhão

Do UOL, em São Paulo

21/05/2015 11h18Atualizada em 21/05/2015 12h46

Um asilo da zona leste de São Paulo lançou nesta quinta-feira (21) uma campanha para arrecadar doações após ter sido alvo de criminosos, que levaram cerca de R$ 28 mil no último fim de semana.

A quantia tinha sido arrecadada durante bazar realizado na Casa Divina Providência, na Vila Santa Isabel, no domingo (17). Segundo voluntários, quatro homens armados entraram no asilo quando o evento já estava quase no fim, renderam as pessoas que faziam a contabilidade e fugiram com o dinheiro.

"Foram seis meses de muito trabalho e em menos de cinco minutos acabaram com todo o nosso projeto", lamenta Nanci Paulino Bernardo, voluntária da casa há 15 anos. "Não sei o que esperar de pessoas como essas, que têm a capacidade de entrar em uma casa como a nossa, que vive de doação. O sentimento é de impotência", desabafa.

De acordo com ela, o dinheiro conseguido no bazar seria usado para a reforma da cozinha e do telhado, obras exigidas pela Vigilância Sanitária para que a casa continue funcionando. O asilo abriga atualmente 23 idosos; alguns deles tinham sido moradores de rua.

Em nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) informou que um inquérito foi instaurado no 31º DP (Vila Carrão) para investigar o roubo.

Campanha de doação

O documentarista Rafael Yamamoto, 22, estava no asilo no momento do assalto. "Sempre que dá meu pai vai lá e desta vez ele me chamou. Quando vi as pessoas muito mal [com o que tinha acontecido], me perguntei o que poderia fazer para ajudar", lembra.

No dia seguinte, Yamamoto voltou ao asilo e gravou depoimentos para um vídeo que ele publicou no Youtube, para pedir doações. Ele também criou uma página da campanha no Facebook. No vídeo, uma idosa que vive na instituição declara: "Se eu não estivesse aqui, eu não tenho ideia onde estaria". 

Quem quiser colaborar pode fazer depósito de qualquer quantia na conta bancária do asilo (Banco Itaú: agência 0074-4, conta corrente 65578-8, CNPJ 49.263.528.0004-95) ou entregar doações no local (avenida Norberto Mayer, 260, Vila Santa Isabel). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0/XX/11/ 2293-5099.