Topo

Igreja histórica de Ouro Preto (MG) sofre princípio de incêndio

Douglas Couto

Do UOL, em Ouro Preto

23/05/2015 12h23

Um princípio de incêndio na igreja histórica de Ouro Preto, na região central de Minas Gerais, assustou os moradores e turistas nesta sexta-feira (22). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as chamas atingiram parte de uma das torres do santuário de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Antônio Dias, por volta das 22h30.

Construída em 1707 e fechada para reforma desde 2013, a igreja é uma das mais importantes do rico acervo de Ouro Preto, declarada patrimônio histórico e cultural da humanidade. O mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foi enterrado nela. O templo também guarda a maior coleção de imagens atribuídas ao artista barroco.

A perícia técnica da Policia Civil investiga o caso, mas, segundo informações do Corpo de Bombeiros, o princípio de incêndio teria sido causado por um ferro de solda encontrado no local sobre uma viga de madeira. Os militares informaram ainda que a estrutura da construção não foi abalada já que o fogo foi controlado antes de se alastrar.

Os vizinhos do santuário avistaram a fumaça saindo de uma das torres e acionaram o Corpo de Bombeiros. Os militares precisaram arrombar a janela lateral da igreja para combater as chamas. Segundo o sargento Luciano Pereira, a ação rápida dos vizinhos e dos bombeiros evitou uma grande tragédia para o patrimônio.

Quando a igreja foi fechada para reforma em 2013, a previsão era que a interdição duraria três anos. A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas do governo federal. A paróquia é uma das mais antigas de Minas Gerais (1707) e compõe um conjunto de igrejas tombadas pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).