Topo

MP-RJ vai pedir internação provisória de jovem suspeito de matar ciclista

Do UOL, no Rio

25/05/2015 18h30

Após ouvir informalmente o depoimento do adolescente suspeito de ter esfaqueado o médico Jaime Gold, assassinado a golpes de faca na lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul do Rio de Janeiro, na semana passada, a 2ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude informou que irá pedir a internação provisória do jovem.

A Promotoria preferiu não comentar o depoimento, alegando segredo de Justiça. Segundo o Ministério Público, após a decisão judicial sobre pedido da internação provisória, o processo tem prazo de 45 dias para ser julgado. Somente então poderá ser decidida a medida socioeducativa a ser adotada.

Segundo os advogados de defesa do adolescente, ele nega qualquer participação no crime.

Investigações

De acordo com o delegado titular da unidade especializada, Rivaldo Barbosa, os dois assaltantes que levaram a bicicleta do médico não chegaram nem sequer a abordá-lo e não deram chance de defesa à vítima. Um dos adolescentes, de 16 anos, suspeito de participar do crime foi apreendido na última quinta-feira (21). Ele nega participação no crime.

"Ele e o outro [suspeito] não deram qualquer oportunidade de defesa. Quando o médico caiu, eles continuaram a esfaqueá-lo", disse Barbosa, logo após a apreensão do menor. Nesta segunda-feira (25), ele afirmou que a bicicleta roubada do médico ainda não havia sido localizada.

As buscas pelo segundo suspeito prosseguem, comandadas pela delegada-adjunta responsável pelo caso, Patrícia Aguiar. Até agora, a identificação do primeiro adolescente está baseada no reconhecimento de uma única testemunha, que presenciou o crime.

Ainda assim, os investigadores da Divisão de Homicídios estão certos de que um dos assaltantes era o rapaz apreendido. Em conversa informal com policiais, ele teria admitido praticar assaltos na região usando facas para roubar bicicletas.

Após buscas na última sexta-feira (22), nas proximidades da Curva do Calombo, região da lagoa onde Gold foi roubado e esfaqueado, policiais acharam vídeos de câmeras que mostravam os dois autores do crime em uma única bicicleta, mas as imagens estão "distantes" e pouco nítidas.

Ainda assim, de acordo com a equipe que investiga o caso, o tipo físico e a cor da pele são condizentes com a do menor de idade apreendido na quinta-feira.

Na sexta-feira (22), uma outra vítima de roubo de bicicleta, um fotógrafo de 36 anos que teve o objeto roubado por dois jovens no aterro do Flamengo, também na zona sul, reconheceu por foto o adolescente suspeito de ter matado Gold como um dos assaltantes.

Os investigadores consideram que esse depoimento reforça os indícios contra o adolescente apreendido, apesar de se referir a um caso distinto, ocorrido no dia 30 de abril deste ano. No total, o jovem, que começou a cometer crimes aos 12 anos também em um assalto na Lagoa, em 2010, tem 15 anotações criminais.