Topo

PF recupera 20 medalhas e uma caneta de ouro roubadas de museu em PE

Jovem suspeito do crime disse que vendeu parte dos objetos roubados - Divulgação/PF
Jovem suspeito do crime disse que vendeu parte dos objetos roubados Imagem: Divulgação/PF

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

25/05/2015 11h47

A PF (Polícia Federal) divulgou, nesta segunda-feira (25), que recuperou 20 medalhas e uma caneta em ouro que foram roubadas do museu Casa Fundação Gilberto Freyre, localizado no bairro de Apipucos, zona norte do Recife (PE), durante duas invasões ocorridas nos dias 16 e 27 de março.

Segundo a polícia, o autor dos arrombamentos é um adolescente de 15 anos. Parte do material roubado foi encontrada na casa do menor.

A polícia vai remeter o material para a Vara da Infância e da Juventude no Recife, onde o caso será julgado.

O adolescente vai responder por atos infracionais semelhantes aos contidos nos artigos 62 da lei 9.605/98 (deterioração de bem especialmente protegido), que determina pena de 1 a 3 anos de reclusão, e artigo 155 do Código Penal (furto), com pena 1 a 4 anos de detenção.

A identificação do jovem ocorreu por meio de dois laudos papiloscópicos (impressões digitais), que levaram à localização da residência do autor, que fica no bairro de Nova Descoberta, periferia do Recife. Durante as investigações, peritos recolheram impressões digitais e marcas de sangue, pois o adolescente se cortou ao quebrar alguns vidros dentro do museu.

Em depoimento, o adolescente disse que conseguiu R$ 150 com a venda de parte dos objetos roubados e usou o dinheiro para comprar drogas. Os objetos, segundo o menor, foram vendidos nas redondezas do museu e também no mercado do bairro de Casa Amarela, no Recife.

“O jovem disse que não estuda nem trabalha e que, depois que deixou a escola, começou a consumir droga, primeiro maconha, depois cola e há cinco meses estava fazendo uso de crack”, informou a polícia.

A PF informou que ainda estão sendo procurados anéis, canetas, facas, garfos, colheres, pulseiras, relógios, medalhas e condecorações recebidas pelo escritor, que foram feitas em ouro e em prata.

Entre os objetos roubados está a medalha do título de sir (Cavaleiro do Império Britânico) dada por Freyre pela rainha Elizabeth 2ª. A polícia não divulgou a quantidade de material que foi roubado.

O museu não tinha câmeras para monitoramento nem vigilantes fazendo a segurança na época dos arrombamentos.

A polícia alertou que as pessoas que compraram os objetos roubados e forem localizadas poderão responder pela prática de crime de receptação, tipificado no artigo 180 do Código Penal, com pena 3 a 4 anos de reclusão, podendo ter a modalidade qualificada, com a comercialização, com pena de 3 a 8 anos de prisão.