Topo

Mãe "nunca desistiu" de suspeito de matar ciclista, diz assistente social

Local onde o médico Jaime Gold, 56, foi esfaqueado no dia 19 de maio, na Lagoa Rodrigo de Freitas, recebeu homenagens. O policiamento na região foi reforçado, segundo a PM - Gabriel de Paiva/Agência O Globo
Local onde o médico Jaime Gold, 56, foi esfaqueado no dia 19 de maio, na Lagoa Rodrigo de Freitas, recebeu homenagens. O policiamento na região foi reforçado, segundo a PM Imagem: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

28/05/2015 14h58

O subsecretário de Proteção Social Especial do Rio, Rodrigo Abel, afirmou nesta quinta-feira (28) que a mãe do adolescente de 15 anos que confessou ter sido coautor da morte do ciclista Jaime Gold, 56, na Lagoa Rodrigo de Freitas (RJ), "nunca desistiu dele". Em sua página no Facebook, o assistente social elogiou a atitude da mulher, que, mesmo "diante de um fato tão grave", "teve autoridade moral e ética de convencê-lo a se entregar". "Coragem, ética, amor, princípios, me faltam palavras para falar desta mãe", afirmou Abel.

O subsecretário disse ter recebido um telefonema às 10h de quarta-feira (27), quando foi informado de que o segundo suspeito da morte do ciclista --o primeiro, um adolescente de 16 anos, havia sido apreendido na última quinta-feira (21), dois dias após o crime-- estava se deslocando até a sua sala, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

A mãe e a avó do jovem queriam que ele ajudasse na negociação com as autoridades policiais. "Quando entregamos o adolescente aos policiais, chorei! Chorei pela família do médico que perdeu um pai de família e pela mãe que, em um ato inominável, fez a sua parte como uma cidadã exemplar!", declarou o subsecretário.

O ato da mãe também foi elogiado pela delegada Patrícia Aguiar, da DH (Divisão de Homicídios da Polícia Civil), na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade, onde ele se apresentou no início da noite de ontem. "É uma mulher de fibra e de coragem, que apresentou o filho dela", afirmou ela.

Abel relatou ainda ter sido a primeira pessoa, na companhia do advogado Rodrigo Mondego, a ouvir o relato do adolescente. Eles foram até a casa da família, situada em Vilar dos Teles, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

"Ontem foi um dia de sentimentos dúbios, extremamente acelerado e que me levou ao nocaute físico e psíquico quando cheguei em casa. (...) Não tive medo algum! Pensei na minha filha, na minha esposa, na minha história... sabia que estava ali porque era o certo, fazendo a coisa correta!", afirmou.

Mondego representou o adolescente até a tarde desta quinta, quando o caso passou para a Cedica (Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), da Defensoria Pública do Estado. A reportagem do UOL tentou entrevistar a mãe do suspeito, porém ela disse que não gostaria de se expor.

Jovem diz que não feriu ciclista

Em depoimento, o jovem de 15 anos confirmou ter participado do assalto, mas disse não ter sido ele o autor das facadas que mataram o ciclista Jaime Gold. "Para a polícia, o caso está encerrado. Não há menor dúvida da participação dos dois. São provas robustas", declarou a delegada Patrícia Aguiar, ontem (27).

Na versão do adolescente, o responsável por golpear a vítima foi o primeiro suspeito apreendido, um adolescente de 16 anos preso no dia 21 de maio. A delegada contou ainda que o segundo suspeito demonstrou arrependimento durante o depoimento. "Ele contou que aquela foi a segunda vez que o primeiro menor convidou ele para um roubo. A primeira foi no Aterro do Flamengo e a segunda, na Lagoa. Esta foi a primeira vez que ele praticou um roubo com faca", relatou.

No depoimento, segundo Patrícia, o adolescente de 15 anos disse que, depois de esfaquear o ciclista, o primeiro suspeito lhe entregou a faca, que estava ensaguentada, para que ele se desfizesse do objeto. Ainda de acordo com a delegada, os jovens envolvidos na morte de Jaime Gold são de comunidades vizinhas e já se conheciam. "São dois menores que praticam esses roubos praticamente diariamente", descreveu.