Topo

Idosa tem a perna amputada após ser atropelada por ônibus em Brasília

Altina Bento de França teve a perna amputada após desembarcar de ônibus. Ela está internada no Hospital de Base do Distrito Federal - Arquivo pessoal
Altina Bento de França teve a perna amputada após desembarcar de ônibus. Ela está internada no Hospital de Base do Distrito Federal Imagem: Arquivo pessoal

Jéssica Nascimento

Do UOL, em Brasília

03/06/2015 12h33

Uma mulher de 64 anos teve a a perna direita amputada após ser atropelada ao desembarcar de um ônibus na praça do Buriti, na região central de Brasília (DF) na última segunda-feira (1°). A servidora pública Altina Bento de França estava descendo do veículo pela porta do meio, exclusiva para cadeirantes, quando o motorista arrancou com o veículo, causando o atropelamento.

De acordo com a Polícia Civil do Distrito Federal, o motorista compareceu à 5° Delegacia de Polícia, localizada na Asa Norte, no mesmo dia do acidente. Ele apresentou testemunhas que presenciaram o atropelamento.

Segundo o condutor, a parada no ponto de ônibus foi realizada normalmente. Logo em seguida, ele olhou pelo retrovisor interno e verificou o desembarque de todos os passageiros que solicitaram a parada. Viu que a idosa desceu pela porta do meio do ônibus e saiu com o veículo.

Ainda segundo a polícia, após o deslocamento do ônibus, o motorista escutou os passageiros gritando e freou imediatamente o coletivo, mas não conseguiu evitar o atropelamento.

O UOL procurou a Secretaria de Saúde para saber o estado de Altina Bento, internada no Hospital de Base. Entretanto a pasta não fornece informações sobre pacientes internados na rede hospitalar, exceto casos de grande comoção e que não envolvam vítimas de crimes ou investigação policial. Já a empresa de ônibus São José afirmou que está apurando o caso e que dará "toda a assistência necessária para a vítima e para a família". A empresa não quis divulgar o itinerário da linha, mas a família informa que o percurso era Ceilândia Oeste - Rodoviária do Plano Piloto.

O filho da vítima, Alonso Bento, 27, contou que Altina receberá alta do hospital até o final desta semana. "Ela está bem psicologicamente e também fisicamente. Minha mãe é muito forte." Segundo ele, a família está abalada com o acidente e pretende entrar na Justiça contra a empresa de ônibus.

"Essa situação não pode ficar impune. Minha mãe estava descendo os degraus do coletivo quando o motorista simplesmente arrancou com o veículo. Ela estava prestes a se aposentar para aproveitar melhor a vida", lamenta o jovem.