Topo

Menores acusados de estupro coletivo serão julgados em Teresina nesta 5ª

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

10/06/2015 22h22

Os quatro menores acusados de violentar sexualmente quatro garotas na cidade de Castelo do Piauí, região norte do Estado, no último dia 27, serão julgados nesta quinta-feira (11) na 1ª Vara da Infância e da Juventude, localizada em Teresina.

Os adolescentes, que têm idades entre 13 e 16 anos, e o líder do grupo, Adão José de Sousa, 40, são acusados de atacar quatro meninas, com idades entre 15 e 17 anos, que chegavam a um morro da cidade para tirar fotos.

As meninas foram agredidas, amarradas, estupradas e depois jogadas de um penhasco da altura de um prédio de três andares. Uma delas morreu no domingo (7).

Inicialmente, o julgamento estava marcado para ocorrer em Castelo do Piauí, mas o clima de revolta que domina os moradores da cidade fez com que o procedimento fosse transferido para a capital do Estado. O juiz Leonardo Brasileiro, que conduzirá o julgamento, começará a ouvir os menores a partir das 9h da quinta.

O delegado Laércio Evangelista, responsável pelo caso, disse que a polícia deverá reforçar a segurança do local, já que também na capital há o receio de que haja protestos e ameaça de violência contra os acusados. 

Os quatro adolescentes serão julgados por atos infracionais análogos a feminicídio, tentativa de feminicídio, associação criminosa e estupro. Eles podem ficar até três anos cumprindo medidas socioeducativas, de acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Os menores, que se encontram apreendidos no CEIP (Centro Educacional de Internação Provisória), na zona Sudeste de Teresina, estão isolados dos demais menores infratores

Único maior do grupo, tido como líder, irá a júri popular em data ainda não definida

Apontado como líder do grupo, Adão José de Sousa já foi indiciado por feminicídio, tentativa de feminicídio, associação criminosa, estupro e corrupção de menores. Ele será se submetido a júri popular, mas a data ainda não foi definida. Ele está preso na Casa de Custódia de Teresina.

Segundo a polícia, Sousa já responde por crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Apesar de Sousa negar que participou do crime, a polícia informou que não tem dúvidas da ação dele no ataque às garotas.

O delegado disse que tem várias provas testemunhais e materiais que apontam a participação do acusado nos estupros. "Não podemos entrar em detalhes sobre as provas porque o caso envolve menores de idade, vítimas e acusados, mas não temos dúvidas que Adão estava com o grupo", disse Evangelista.

Uma das vítimas segue internada em Teresina

As quatro adolescentes foram socorridas para o HUT (Hospital de Urgência de Teresina), porém uma delas tinha plano de saúde e foi transferida para um hospital particular. Duas delas tiveram alta: uma no sábado (6) e outra na terça-feira (9).

No último domingo (7), a garota que estava em estado de saúde mais grave morreu. Danielly Rodrigues Ferreira, 17, teve traumatismo craniano e várias lesões pelo corpo. Ela foi enterrada no cemitério de Castelo do Piauí na última segunda-feira (8).

Agora, somente uma adolescente de 17 anos continua internada numa área isolada do HUT, após passar oito dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Ela teve traumatismo craniano e lesões pelo corpo. O HUT disse que a paciente vem respondendo bem ao tratamento, mas não há data prevista para alta.

Campanha arrecada dinheiro para ajudar as vítimas que sobreviveram

As adolescentes que receberam alta não voltaram para Castelo do Piauí. Segundo familiares, elas estão traumatizadas e as famílias estão se esforçando para se mudarem para outra cidade.

Amigos das quatro garotas criaram o grupo "Flores para Elas" para arrecadar doações e demostrar apoio às adolescentes e às famílias delas.

Durante o período em que as meninas estão internadas, flores estão sendo depositadas na calçada do HUT. Além disso, o grupo está captando dinheiro para ajudar financeiramente as meninas, que são de famílias carentes. Na última segunda-feira (8), o grupo criou uma conta no site Vakinha para facilitar as doações.

Dados contabilizados até a noite desta quarta-feira (10) mostram que a arrecadação atingiu o valor de R$ 10.175,00, superando a meta de juntar R$ 5.000. As doações estão abertas a qualquer pessoa até o dia 22. Para doar, basta entrar na página da campanha, fazer o cadastro e seguir as orientações do site.