Topo

Em um ano, roubo de celular tem aumento de 62% no Rio

Do UOL, no Rio

16/06/2015 11h56

Levantamento feito pelo ISP (Instituto de Segurança Pública) mostra que o roubo de aparelho celular cresceu 62,3% no Rio de Janeiro, na comparação entre maio de 2015 e maio de 2014. O estudo, divulgado nesta terça-feira (16), também aponta crescimento dos índices de extorsão (26,4%), desaparecimentos (15,3%) e roubo em ônibus (15,1%).

Em maio do ano passado, 573 aparelhos de telefonia celular foram roubados nas ruas fluminenses, de acordo com os registros de ocorrência da Polícia Civil. Já no mês passado, o mesmo indicador absoluto foi de 930 casos, isto é, são quase 400 roubos a mais.

Atualmente, o Rio vive uma crise de segurança pública, agravada em especial pela onda de assaltos na região central e na zona sul da capital fluminense. Houve diversos casos de vítimas abordadas por adolescentes armados com facas e outros objetos cortantes.

Na Lagoa Rodrigo de Freitas (zona sul), no dia 20 de maio, o médico cardiologista Jaime Gold foi assassinado a golpes de faca por ladrões que roubaram a sua bicicleta. O caso repercutiu com tamanha força que, duas semanas depois, a Alerj (Assembleia Legislativa do Rio) aprovou uma lei que proíbe o porte de armas brancas no Estado.

A escalada do roubo de celular contrasta com a diminuição dos roubos de rua, indicador que soma os casos de roubo de celular, roubo em ônibus e roubo a transeunte. Na comparação entre maio de 2015 e maio de 2014, houve queda de 13,8% no roubo de rua. Ou seja, a redução seria ainda maior se o roubo de celular não tivesse aumentado tanto.

Também tiveram quedas significativas os indicadores isolados de roubo a residência e roubo a estabelecimento comercial: 41% e 28,2%, respectivamente.