Topo

Polícia investiga apedrejamento de templo umbandista no Rio

Casa do Mago foi alvo de vandalismo quatro dias depois de uma menina de 11 anos praticante de candomblé ser atingida com uma pedra na cabeça - Divulgação
Casa do Mago foi alvo de vandalismo quatro dias depois de uma menina de 11 anos praticante de candomblé ser atingida com uma pedra na cabeça Imagem: Divulgação

Do UOL, no Rio

18/06/2015 20h27

O mago Ubirajara Pinheiro, 62, registrou na 10ª DP (Botafogo) da Polícia Civil, na noite desta quinta-feira (18), o apedrejamento da Casa do Mago, templo umbandista situado no Humaitá, zona sul do Rio de Janeiro. Segundo o religioso, o episódio foi motivado por intolerância religiosa e aconteceu pela manhã, entre 10h e 11h.

“Estava atendendo quando ouvi um barulho alto. Saí, olhei pela câmera e vi três sujeitos correndo, atravessando a rua muito rápido. Eram pessoas de mais de 40 anos que estavam com livros pretos na mão. Encontrei umas seis pedras dentro da casa”, contou Ubirajara.

O episódio aconteceu quatro dias depois de uma menina de 11 anos praticante de candomblé ser atingida com uma pedra na cabeça, também no Rio de Janeiro. Segundo testemunhas, os agressores seriam evangélicos.

O religioso afirmou que uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida e de dois Budas –um de madeira e outro de pedra—foram atingidos pelas pedras. “Como são de tamanho real e bem revestidas, não foram danificados”, disse.

De acordo com Ubirajara, que atua no local há mais de 18 anos, a Casa do Mago é um centro místico que atende pessoas de qualquer religião. “Eu também faço um trabalho social”, explicou.