Topo

Em vídeo, vereador tenta agredir jornalista com pedaço de pau em Uberlândia

Renata Tavares

Do UOL, em Uberlândia (MG)

07/07/2015 12h27

Um vereador da base aliada do prefeito de Uberlândia (a 537 km de Belo Horizonte) tentou agredir um jornalista na tarde desta segunda-feira (6). Parte da confusão foi registrada por um assessor de outro vereador da oposição.

Mário Milken (PDT-MG) aparece no vídeo segurando um pedaço de madeira e indo em direção ao jornalista Arthur Fernandes, que é assessor de imprensa do deputado federal e ex-prefeito de Uberlândia Odelmo Leão (PP).  

Os dois e outros vereadores faziam uma visita a obras da Prefeitura de Uberlândia que estão paradas ou com as entregas atrasadas. Segundo Fernandes, o estopim da briga foi quando ele questionou a comissão de vereadores da situação sobre quantas pessoas estavam trabalhando na obra da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Novo Mundo, que deveria ter sido entregue em março de 2014.

“O encarregado respondeu que eram duas, ele [o vereador] veio pra cima de mim, me deu um tapa no peito, falando que eu não era pra estar lá [por ser assessor de imprensa].”

Logo após esse empurrão, segundo Fernandes, o vereador teria agredido verbalmente o jornalista e dito que ele não tinha família. “Falei que meu pai era servidor público e que nunca teve nenhum deslize na vida pública. Já ele, era nepotista”, disse.

Foi nesse momento que o vereador se irritou, pegou o pedaço de madeira que estava no chão e tentou agredi-lo novamente, mas foi segurado pelos vereadores Glaucia Galante (PMN) e Sebastião Galego (PSC), ambos da base aliada.

O vídeo da reação do vereador correu as redes sociais na última segunda-feira, além de ter repercutido em vários veículos de comunicação da região.

Fernandes citou nepotismo por parte de Milken porque ele foi denunciado ao Ministério Público do Estado (MPE) pela prática. Segundo a denúncia, protocolada por outro vereador, Milken estaria mantendo parentes na prefeitura e na Câmara Municipal. 

O UOL tentou contato com o vereador, mas não obteve sucesso. Ao jornal local, Milken disse que foi uma discussão de “pai e filho”, que se acertaram logo após a discussão e que o caso ficou polêmico por causa da divulgação do vídeo.

O ex-prefeito e deputado federal Odelmo Leão se manifestou pelas redes sociais sobre o caso e descreveu o ato como uma atitude destemperada do vereador.

Indagado se iria registrar um boletim de ocorrência, Fernandes disse que não viu necessidade e que, depois do ocorrido, chegou a conversar com o vereador. “Ele reconheceu o erro dele”, disse.