Topo

Homem que tirou carro de ciclovia em SP é "mais forte do Brasil" e vereador

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

28/07/2015 20h37

Nesta terça-feira (28), um vídeo que vem repercutindo nas redes sociais mostra um ciclista que levantou um carro Fiat Uno --que pesa 800 quilos-- com as próprias mãos para retirá-lo da frente de uma ciclofaixa próxima ao parque do Ibirapuera, em São Paulo. O ciclista em questão é Marcos Mohai, conhecido no meio esportivo como o "homem mais forte do Brasil", por ter vencido o campeonato nacional de strongman por seis anos seguidos.

A carreira de atleta não é a única de Mohai, que atua desde 2013 como vereador de sua cidade natal, Peruíbe (141 km de São Paulo). Ele usa boa parte de seu trabalho no Legislativo da cidade do litoral sul paulista para viabilizar projetos nas áreas de saúde pública e esporte. Fora da Câmara local, administra uma academia de musculação.

Em entrevista ao UOL por telefone, Mohai explicou que o vídeo na ciclovia foi filmado há cerca de três semanas, por uma pessoa que presenciou a cena. Ele pedalava com amigos e viu um movimento de pessoas se queixando do veículo estacionado em cima da faixa vermelha da ciclovia. "Vi um tumulto com mulheres e idosos, com todos querendo procurar o dono do carro, e resolvi levantá-lo. Depois simplesmente pedalei e fui embora", relembra.

De acordo com o atleta, aquela foi a segunda tentativa para levantar o carro, pois na primeira, não mostrada no vídeo, o para-choque soltou em sua mão. "Faz parte do nosso treinamento levantar objetos de difícil manuseio, mas jamais teria que fazer isso por um motivo desses. Não sabia que estava sendo filmado. Só soube do vídeo pelo Facebook, com amigos me avisando", contou.

Para Mohai, a repercussão foi positiva. "O pessoal anda tão de saco cheio de coisas erradas que para elas isso funcionou como um fato heroico. É como um certo desabafo, pois estão cansadas das leis que não funcionam", explicou.

A façanha do carro ocorreu espontaneamente, mas a próxima do atleta já está sendo pensada. Ele pretende puxar um avião de 70 toneladas com seus músculos. No momento está acertando com o livro Guinness para registrar o recorde.

Com seus 143 kg e 1,81 m de altura, o fortão já foi aos EUA representar o Brasil na edição 2012 do Arnold Classic, famoso evento de força que tem o ator Arnold Schwarzenegger como patrono e que ocorreu no Rio de Janeiro neste ano. Também já participou de programas de TV como "Domingão do Faustão", da Globo, e "Agora é Tarde", da Band. Tem planos de lançar na internet um reality show chamado "Jungle Warriors", com desafios na mata da reserva ecológica de Juréia, perto de Peruíbe.