Topo

Uma semana antes de chacina, PM foi morto em Osasco (SP)

Do UOL, em São Paulo

14/08/2015 10h38Atualizada em 14/08/2015 12h10

Uma semana antes dos ataques que deixaram ao menos 19 mortos nas cidades de Osasco, Barueri e Itapevi, na Grande São Paulo, entre a noite de quinta-feira (13) e a madrugada de hoje, um policial militar foi morto a tiros na região.

Segundo informações da RedeTV!, o crime aconteceu no fim da manhã da sexta-feira (7), em Osasco, em um posto de combustíveis na avenida dos Autonomistas. Imagens de uma câmera de segurança do local mostram o momento que dois homens armados chegam ao local, se aproximam do cabo da PM Avenílson Pereira de Oliveira, 42, e depois efetuam os disparos.

De acordo com testemunhas, durante os ataques desta madrugada, os criminosos perguntavam pelo histórico criminal das vítimas. "Nós já vimos alguns vídeos de ontem [quinta]. As pessoas que promoveram essas chacinas perguntaram quem tinha passagem pela polícia e isso definia o assassinato. Isso já é um indicativo para as investigações", disse o prefeito de Osasco, Jorge Lapas (PT).

Três pessoas morreram em Barueri e 17 em Osasco. A polícia não divulgou os nomes das vítimas. Questionada, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) informou que a polícia investiga se os ataques têm relação em si. A secretaria não comentou a possível relação entre a chacina e a morte do PM.  

O secretário de segurança pública, Alexandre de Moraes, falará sobre as investigações dos crimes ainda na manhã de hoje.

Chacina

Ao menos 20 pessoas morreram e seis ficaram feridas na noite de quinta-feira (13), após ataques em Osasco e Barueri. Em um intervalo de cerca de duas horas, a Polícia Militar registrou assassinatos em oito endereços diferentes em Osasco e outros dois na cidade de Barueri.

O primeiro e o mais grave ataque foi registrado às 20h49 em um bar da rua Antônio Benedito Ferreira, no bairro Jardim Munhoz Junior, em Osasco. Dez pessoas foram baleadas, e quatro morreram no local. Após serem levadas a hospitais da região, nenhuma das outras seis vítimas resistiu.

Na sequência, outros sete ataques na cidade resultaram em sete mortes e seis feridos. Os casos de Osasco foram registrados nos bairros de Jardim Dávila, Jardim Munhoz Júnior, Rochdale, Jardim Helena Maria e Vila Menk. Todos os bairros ficam na zona norte da cidade.

Em Barueri, duas pessoas morreram às 23h16 no Parque dos Camargos, após um ataque na rua Irene. Outra pessoa morreu às 22h16 na rua Carlos Lacerda, no bairro de Engenho Novo. (Com Estadão Conteúdo)