Topo

Região da Paulista tem rua fechada para carro hoje; veja como fica

Inauguração da avenida Paulista em 28 de junho - TF2 Drone/Via WhatsApp
Inauguração da avenida Paulista em 28 de junho Imagem: TF2 Drone/Via WhatsApp

Do UOL, em São Paulo

23/08/2015 01h00Atualizada em 23/08/2015 08h42

A avenida Bernardino de Campos, prolongamento da avenida Paulista no bairro do Paraíso (zona oeste de São Paulo), ficará fechada para veículos das 9h às 17h, em ambos os sentidos, neste domingo (23), por conta da inauguração da ciclovia na via.

Pedestres e ciclistas poderão aproveitar o período para passear nas duas avenidas, mas a avenida Paulista será será totalmente fechada para carros caso haja uma concentração muito grande de pessoas no local, segundo a CET confirmou na manhã de hoje.

A nova via para bicicletas possui 900 metros e integra as ciclovias da Paulista e da rua Vergueiro.

A Prefeitura de São Paulo havia dito na semana passada que a Paulista seria fechada para um segundo teste, mas no sábado (22) acatou uma recomendação oficial do Ministério Público para que isso não fosse feito. O primeiro teste ocorreu no final de junho, quando milhares de pessoas passaram pela avenida da região central da cidade --a ideia é transformar a via em um espaço de lazer sem carros, para pedestres e ciclistas.

Segundo o MP, o município assinou em 2007 um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) limitando a três o número de eventos de duração prolongada e com interrupção da via por ano.

Em 2015, já houve o fechamento na Parada Gay e na inauguração da ciclovia da Paulista, e estão previstos fechamentos para a corrida São Silvestre e Réveillon.

O domingo também marcará a inauguração de dois mirantes na Paulista: um atrás do Masp (Museu de Arte de São Paulo) e outro na praça dos Arcos.

A alameda Santos será a principal alternativa para motoristas que desejam trafegar no sentido do bairro do Paraíso. No sentido Consolação, as ruas São Carlos do Pinhal e Cincinato Braga são as principais vias alternativas. As três dão acesso aos hospitais na Paulista.

As estações da linha 2-verde do Metrô situadas na região funcionarão normalmente. Já 27 linhas de ônibus terão seus trajetos desviados (veja a lista completa das linhas no final desta notícia, e as mudanças em cada trajeto no site SPTrans).

Bicicletas

Para quem não tem bicicleta e quer pedalar na Paulista, há dois sistemas de retirada ou aluguel: o BikeSampa e o CicloSampa. O primeiro oferece cerca de cem bicicletas em 11 estações no entorno da avenida. Neste domingo, 20 bicicletas a mais serão colocadas à disposição, totalizando 120. Além disso, a equipe de manutenção e remanejamento será reforçada. O segundo sistema oferece em torno de 40 bicicletas em três estações na região.

Os dois projetos exigem cadastramentos prévios em suas páginas na internet. No BikeSampa, a primeira hora com a bicicleta é grátis. Acima desse tempo, é cobrada uma taxa de R$ 5 a cada período de uma hora. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou bilhete único.

No CicloSampa, a primeira meia hora com a bicicleta é grátis. Acima desse tempo, é cobrada uma taxa de R$ 5 a cada período de 30 minutos excedidos. O pagamento é feito com cartão de crédito.

Polêmica

Os resultados da experiência deste domingo podem levar a administração municipal a adotar a medida com mais frequência. O prefeito Fernando Haddad (PT) fala em implantar o esquema uma vez por mês.

O primeiro teste aconteceu em 28 de junho, quando a ciclovia da Paulista foi inaugurada. Estas experiências da prefeitura não são as únicas em que a Paulista é bloqueada para veículos. No domingo passado (16), por exemplo, ela foi fechada para a realização de protesto contra o governo federal.

As manifestações também levaram ao fechamento da via em 15 de março e 12 de abril. O mesmo ocorre anualmente na Parada GLBT e na virada do ano por causa da Corrida de São Silvestre e dos shows do Réveillon.

Os hospitais já se mostraram favoráveis ao fechamento da Paulista. Comerciantes e associações de moradores se opõem, no entanto, à medida.

O fechamento de vias com o objetivo de destiná-las ao lazer é medida já tomada em São Paulo e em outras capitais do país.

Lista de linhas de ônibus alteradas no domingo:

* 917H/10 Terminal Pirituba – Metrô Vila Mariana
* 917M/10 Morro Grande – Metrô Ana Rosa
* 975A/10 Vila  Brasilândia – Metrô Ana Rosa
* 177H/21 Metrô Santana – Pinheiros
* 107T/10 Metrô Tucuruvi – Terminal Pinheiros
* 175P/10 Metrô Santana – Ana Rosa
* 508L/10 Term. Princesa Isabel – Aclimação (Circular)
* 805L/10 Term. Princesa Isabel – Aclimação (Circular)
* 930P/10 Terminal Pq. Dom Pedro II – Terminal Pinheiros
* 475M/10 Jd. Saúde – Term. Amaral Gurgel
* 477A/10 Sacomã – Term. Pinheiros
* 478P/10 Sacomã – Pompéia
* 874T/10 Ipiranga – Lapa
* 5106/10 Jd. Selma – Lgo. São Francisco (Circular)
* 5791/10 Eldorado – Metrô Vergueiro
* 875A/10 Aeroporto – Perdizes (via Aratãs)
* 875M/10 Aeroporto – Metrô Barra Funda
* 669A/10 Term. Santo Amaro – Term. Princesa Isabel
* 857P/10 Terminal Campo Limpo – Paraíso
* 715M/10 Jd. Maria Luiza – Lgo. da Pólvora
* 719P/10 Terminal Pinheiros – Metrô Armênia
* 719R/10 Rio Pequeno – Metrô Barra Funda
* 857R/10 Term. Campo Limpo – Aclimação
* 874C/10 Parque Continental – Metrô Trianon - MASP
* 875H/10 Term. Lapa – Metrô Vila Mariana
* 809V/10  Vila Gomes – Paulista
* 6412/10 Paraisopolis – Paulista (Circular)