Topo

Presídio de Caicó (RN) enfrenta rebelião após morte de preso

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

25/08/2015 01h58

Cerca de 200 presos estão rebelados e permanecem fora das celas desde a noite desta segunda-feira (24)  em três pavilhões da Penitenciária Estadual Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, conhecida como Pereirão, localizada em Caicó, região do Seridó do Rio Grande do Norte.

O clima no Pereirão está tenso desde a tarde desta segunda, quando o preso Fábio Júnior da Silva Patrício, 21, foi assassinado a golpes de espetos por outros detentos no pavilhão E. A direção do presídio informou que já está investigando junto com a Polícia Civil quem são os autores do assassinato. A briga que resultou na morte do detento foi controlada após a entrada da Polícia Militar e do GOE (Grupo de Operações Especiais) nos pavilhões.

Por volta das 23h, no entanto, um grupo ligado ao PCC (Primeiro Comando da Capital) começou a se amotinar e tentar invadir o pavilhão E, onde estão custodiados cerca de 70 integrantes de facção criminosa rival, chamado Sindicato da Morte do RN.

Os presos estão armados com pedras e pedaços de ferro. Eles já quebraram as celas e atearam fogo em uma área que guardava material reciclado do presídio.

De acordo com o diretor do presídio, Alex Alexandre Dantas, a Polícia Militar está cercando a unidade prisional para que não haja fugas. O GOE também está de prontidão.

“Houve um confronto à tarde, que resultou na morte de um interno. Agora à noite outro grupo se amotinou. Até agora os presos não reivindicaram nada e abrimos procedimento administrativo para saber o real motivo, se foi mesmo por conta da morte do preso”, disse Dantas.

Atualmente, o Pereirão possui 526 internos e está superlotado. A capacidade do presídio é de 365 presos.

Mortes

Em nove dias, cinco presos foram assassinados durante brigas de facções rivais em unidades prisionais do Rio Grande do Norte. No dia 15 de agosto, quatro presos foram mortos a golpes de espetos na Cadeia Pública de Caraúbas, na região oeste do Estado. Os presos foram identificados como: Antônio Edigleidson de Souza, 27 , Genilson Bezerra de Oliveira, 36, Gledstone Clementino Araújo, 36, e João Paulo Silva Dias, 38.

O outro assassinato aconteceu no último dia 18, quando o preso Emerson Santos Luz, 28, foi morto durante motim no presídio Rogério Coutinho Madruga, localizada em Nísia Floresta, na região metropolitana de Natal.