Topo

MP contraria polícia e denuncia filho de Pitanguy por homicídio culposo

Do UOL, no Rio

25/08/2015 20h13

Em discordância com o indiciamento da Polícia Civil, o MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) decidiu oferecer denúncia por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) contra o empresário Ivo Nascimento de Campos Pitanguy, 59, filho do cirurgião plástico Ivo Pitanguy, que atropelou e matou o operário José Fernando Ferreira da Silva, 44, na última quinta-feira (20), na Gávea, zona sul da capital fluminense. A denúncia foi enviada à Justiça na tarde desta terça (25).

Nesta segunda (24), Pitanguy foi indiciado por homicídio doloso (intencional) no inquérito realizado pela 14ª DP (Leblon). A delegada Monique Vidal considerou que, ao dirigir embriagado, como atestam as testemunhas do acidente e os policiais que atenderam a ocorrência, o empresário assumiu o risco de matar alguém.

Pitanguy foi preso em flagrante logo após o acidente. Como ele também se feriu, esteve internado sob custódia no Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea. No domingo (23), ele foi transferido para o complexo penitenciário de Gericinó, na zona oeste do Rio, onde permanece até o momento. Na madrugada do dia anterior, seu advogado, Rafael de Piro, apresentou pedido de liberdade provisória ao plantão judiciário, mas a medida foi negada.

De acordo com o MP-RJ, em nota oficial, a Promotoria de Justiça pediu à 40ª Vara Criminal da Capital detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir ao empresário, pelo fato de ele ter dirigido sob influência de álcool.

Na denúncia, o Ministério Público requereu ainda o agravamento da pena pelo fato de "o homicídio culposo praticado na direção de veículo automotor ocorrer em faixa de pedestres ou na calçada e quando o motorista deixa de prestar socorro à vítima".

Procurado pela reportagem na noite desta terça, o advogado do empresário não atendeu o telefone até o momento.

Multas por embriaguez

Pitanguy, que acumulava 70 multas nos últimos cinco anos, 14 delas por dirigir embriagado, seguia pela Rua Marquês de São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio, quando perdeu o controle de seu veículo, que subiu na calçada e atingiu o operário. José Fernando trabalhava nas obras de construção da Linha 4 do Metrô e havia acabado de sair do trabalho quando foi atropelado. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu no Hospital Miguel Couto. Ivo Pitanguy sofreu traumatismo craniano e um corte na cabeça, mas já se recuperou.

Segundo o Detran (Departamento de Trânsito do Estado do Rio), nos últimos 12 meses Pitanguy somou 27 pontos em infrações de trânsito --em teoria, quem atinge 20 pontos tem a carteira de habilitação provisoriamente suspensa. O órgão abriu processo para suspender a carteira do empresário.

Nesta segunda (24), o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), afirmou ter cobrado o Detran para saber por que a carteira de Pitanguy ainda não havia sido suspensa.