Topo

Urubu-rei furtado em 2012 de zoológico em MG é encontrado

Urubu-rei, furtado em 2012, estava com as asas cortadas e debilitado - Divulgação/Polícia Militar de Minas Gerais
Urubu-rei, furtado em 2012, estava com as asas cortadas e debilitado Imagem: Divulgação/Polícia Militar de Minas Gerais

Renata Tavares

Do UOL, em Uberlândia

26/08/2015 13h08

Um urubu-rei, espécie de ave considerada rara e exótica, que havia sido furtada do zoológico de Uberlândia (537 quilômetros de Belo Horizonte) em junho de 2012 foi recuperada na tarde desta terça-feira (25) pela Polícia Militar Ambiental.

A ave, que estava com as asas cortadas e debilitada, foi encontrada em um assentamento do Movimento Sem Terra (MST), que fica próximo à rodovia estadual MGC-455, saída para o município de Campo Florido, 175 quilômetros de Uberlândia.

Segundo a PM, uma produtora rural de 42 anos moradora do assentamento entrou em contato com a polícia na tarde de ontem falando que um animal diferente estava próximo ao assentamento. Os policiais foram até o local e identificaram que se tratava do urubu-rei.

Um dos policiais recuperou a ocorrência do furto do animal em 2012 e o levou para o zoológico para que ele pudesse passar pela avaliação médica.

Um microchip, que foi implantado na cabeça do animal logo que ele chegou ao zoológico, confirmou que se tratava da ave levada.

O animal ficará sob os cuidados médicos e, conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura de Uberlândia, responsável pela administração do zoológico, será exposta aos visitantes após passar por um período de quarentena.

Crime foi em 2012

Em 2012, suspeitos fizeram um buraco na cerca onde estavam dois urubus-reis e furtaram os animais. Um dia depois um deles foi encontrado morto dentro de um saco preto em um terreno baldio. A suspeita era que as aves teriam sido furtadas para serem vendidas.

Desde junho de 2012 o caso estava sem solução e até agora ninguém foi responsabilizado pelos furtos. A PM ouviu a mulher que disse ter encontrado a ave e no Boletim de Ocorrência foi identificada como testemunha.

A assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que foi instaurado inquérito e que o caso será apurado.