Topo

Soldado simula assalto a amigo e é baleado por policial em Sergipe

Felipe Junior dos Santos, 26, levou um tiro no peito ao simular assalto contra policial em Aracaju, na última sexta-feira - Polícia Militar/Divulgação
Felipe Junior dos Santos, 26, levou um tiro no peito ao simular assalto contra policial em Aracaju, na última sexta-feira Imagem: Polícia Militar/Divulgação

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

31/08/2015 12h12

Um aluno do curso de formação da PM (Polícia Militar) de Sergipe levou um tiro no peito com uma pistola .40 durante uma brincadeira simulando uma abordagem de assalto a um amigo policial, em Aracaju, na noite da última sexta-feira (28). O soldado Felipe Junior dos Santos, 26, está internado em estado grave no HUSE (Hospital de Urgência de Sergipe).

Segundo a polícia, o militar identificado pelo sobrenome de Gomes, 24, estava parado em frente à casa dele, localizada na rua Espírito Santo, no bairro Siqueira Campos, esperando a mulher voltar do trabalho quando o soldado Junior, que é vizinho dele, chegou em uma moto com outro colega, apontou um revólver 38 para o policial e disse que era um assalto. Gomes reagiu e atingiu o soldado com um tiro no peito.

De acordo com o relações-públicas da PM, tenente-coronel Paulo Paiva, os policiais estavam com capacete e não foram reconhecidos pelo colega no momento da abordagem.

“A moto parou, o soldado Júnior foi descendo, sacando a arma e apontando para o soldado Gomes, que interpretou aquela ação como um assalto. Ao ser atingido pelo tiro, o aluno do curso de formação da PM caiu no chão. Testemunhas contaram que ele disse: 'É brincadeira, é brincadeira'. O condutor da motocicleta só não foi atingido porque tirou o capacete e se identificou como policial”, disse Paiva.

O soldado foi socorrido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para o HUSE, onde está internado. Segundo o boletim médico, Junior deu entrada no hospital com quadro de hemorragia, recebeu transfusão de sangue e deverá passar por nova avaliação médica nesta segunda-feira (31) para saber se ele vai necessitar de uma cirurgia.

O caso foi registrado na corregedoria da PM ainda na sexta-feira. Segundo Paiva, o aluno estava irregularmente armado, porque só deveria usar o revólver durante o serviço. “Ele está próximo de concluir o curso, mas só deveria portar a arma durante o trajeto quartel-residência, residência-quartel. Ele foi autuado em flagrante delito pela corregedoria da PM por estar usando o revólver irregularmente”, informou.

Segundo o auto lavrado pela corregedoria, quando o soldado receber alta médica ele vai ser recolhido ao quartel da polícia. A polícia informou que instaurou inquérito para investigar o caso.

A Corregedoria da PM informou ainda que o soldado Gomes agiu em legítima defesa e não vai responder por nenhum crime. O condutor da moto, que não teve o nome divulgado, foi liberado ao ser ouvido pela polícia.