Topo

Equipe de TV da Mega-Sena também aposta na loteria e sonha com prêmio

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

02/09/2015 06h00Atualizada em 02/09/2015 10h50

Prêmio mais desejado do país, a Mega-Sena mexe com o imaginário de muitos brasileiros, incluindo aí os profissionais envolvidos na divulgação dos resultados. Responsáveis por anunciar as dezenas sorteadas da Mega e de outras loterias, membros da equipe do programa "Momento da Sorte", que vai ao ar na Rede TV!, nas noites de segunda a sexta em todo o Brasil, também sonham em se tornar milionários.

Diferentemente do que acontece em muitas premiações organizadas por empresas privadas, a equipe do programa não está impedida de apostar na Mega, que sorteia nesta quarta (2) R$ 39 milhões. "A gente brinca dizendo que se alguém da equipe acertar, dividirá o prêmio com quem estiver no estúdio", diz um dos produtores, Ricardo Sales.

Apresentadora do "Momento da Sorte" há dois anos, Gabriela di França, 29, fica confortável em "vestir a camisa" das loterias dentro e fora do programa. Após passar por um treinamento de quatro semanas para aprender os meandros da Mega, Loteria Federal, Lotofácil e cia., ela diz que passou a apostar com mais frequência nos concursos.

"Sim, eu também participo. Costumava apostar nos mesmos números, hoje em dia chuto meus números. As pessoas me encontram nas lotéricas e me perguntam 'dicas' para ganhar. Mas apenas digo a elas: aposte e acredite", afirmou, parafraseando um de seus bordões. "Mas recebo muito carinho dos fãs. Vi que tenho uma responsabilidade muito grande, pois estou mexendo com o sonho de milhões de brasileiros."

Calor humano e credibilidade

Alguns desses brasileiros vão pessoalmente ajudar no pequeno show do sorteio da Mega-Sena. O UOL acompanhou os bastidores do programa em um estúdio da Rede TV! em Osasco (SP). Durante o dia, os produtores ficam responsáveis por detalhes como a escolha do figurino da apresentadora e o acompanhamento das caravanas que vão compor a pequena plateia de 15 pessoas que fica no estúdio.

Ela é formada em média por mulheres com mais de 40 anos --na visita do UOL, havia algumas de 30 anos e apenas um homem. Todos interagem com a equipe, tiram fotos e satisfazem o desejo de participar das gravações de um programa de TV. Eles não recebem nenhum tipo de salário, apenas um lanche antes da transmissão.

O "Momento da Sorte" tem cerca de três minutos de duração, mas como as caravanas de fãs chegam com antecedência, o passeio inteiro dura pouco mais de duas horas. Alguns participantes comparecem com frequência e até fazem amizades. "Vale a pena. É gostosíssimo a gente vir e curtir com a 'criançada' daqui. Tratam a gente com muito carinho", diz Maria Luiza dos Santos, 62.

Sorteio não pode ter corte de imagem

Enquanto isso, dois técnicos da Caixa cuidam da burocracia necessária para garantir a credibilidade dos concursos. Antes e depois do sorteio ao vivo, há procedimentos a serem seguidos com rigor, como a abertura de maletas lacradas com as bolas contendo as 60 dezenas da sorte.

As bolas são apresentadas a dois auditores populares, que geralmente são duas pessoas da plateia que se voluntariam. Eles só serão dispensados do estúdio após a matriz da Caixa, em Brasília, homologar dois documentos: a ata de sorteio e outro chamado Relatório de Participação Diária. Eventualmente auditores do Ministério da Fazenda também aparecem, sem aviso, para aferir a execução e o resultado do sorteio.

Até mesmo os operadores de câmera precisam seguir os mesmos enquadramentos e movimentos de câmera para mostrar os globos e as bolas, para que todo o processo seja transparente. Os produtores contam com um "mapa de erros" para saber antecipadamente as soluções em caso de problemas, como por exemplo se uma das bolas ficar presa nos cilindros ou sair rolando pelo chão do estúdio.

Após o sorteio, os dois auditores do estúdio confirmam o que presenciaram e assinam um termo de compromisso, que fica anexo à papelada de cada concurso. "Quando me questionam se a Mega é algo sério mesmo ou coisa assim, sempre sugiro para ele fazer uma visita às nossas gravações para comprovar isso", diz Sales.