Topo

Polícia resgata jacaré usado para aterrorizar desafetos do tráfico na Maré

Bruno de Lima/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
Imagem: Bruno de Lima/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

03/09/2015 14h22

Policiais civis apreenderam nesta quinta-feira (3) um jacaré preso a correntes e escondido em um terreno da favela Nova Holanda, no Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro. Ele pertencia ao chefe das bocas de fumo da comunidade, conhecido como Motoboy. De acordo com o delegado da 21ª DP (Bonsucesso), Delmir da Silva Gouvea, o animal era usado por criminosos para "aterrorizar" desafetos.

"Ele [Motoboy] mantinha o jacaré preso nessa localidade e levava inimigos e pessoas que descumpriam ordens para lá. Eram realmente aterrorizadas e ameaçadas. O Motoboy fez isso, inclusive, com comparsas da própria quadrilha", explicou o delegado.

"Os membros desse grupo não podiam falhar nas missões. Caso contrário, eram levados para encontrar o jacaré". "Não sabemos se ele chegou a ferir alguém. Certamente havia o terror psicológico", completou.

O jacaré foi resgatado e conduzido a uma clínica veterinária com ajuda de militares do Corpo de Bombeiros. Segundo Gouvea, em princípio, não há sinais de maus-tratos. "O bicho parecia até estar bem alimentado", declarou.

Participaram da operação policiais da 21ª DP, da 27ª DP (Vicente de Carvalho) e da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais). Durante a ação, houve tiroteio e um jovem morreu. De acordo com a polícia, a vítima é um adolescente, de 16 anos, suspeito de envolvimento com o tráfico.

Um homem, também suspeito de envolvimento com o tráfico, foi preso na comunidade. Foram apreendidas armas, drogas e munição. Contra ele havia um mandado de prisão por associação para o tráfico.