Topo

Com chuva, Grande SP registra 70 quedas de árvore em intervalo de 12h

Chuva e fortes ventos derrubaram árvore na rua Harmonia, na Vila Madalena - Ernesto Rodrigues/Folhapress - 8.set.2015
Chuva e fortes ventos derrubaram árvore na rua Harmonia, na Vila Madalena Imagem: Ernesto Rodrigues/Folhapress - 8.set.2015

Do UOL, em São Paulo

09/09/2015 09h10Atualizada em 09/09/2015 13h46

A chuva forte que atingiu a Grande São Paulo ao longo da terça-feira (8) provocou a queda de 70 árvores em um intervalo aproximado de 12h, segundo balanço do Corpo de Bombeiros divulgado na manhã desta quarta-feira.

Dessas ocorrências, 45 foram registradas em bairros da capital paulista, como Tatuapé e Carrão, na zona leste, Moema, na zona sul, Casa Verde, na parte norte da cidade, Pinheiros, na zona oeste, além da região central.

O caso mais grave ocorreu por volta das 16h40 de ontem em Pinheiros. A queda de uma árvore na rua Rodésia deixou uma pessoa ferida. A vítima teve fratura no fêmur e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital das Clínicas, na zona oeste.

O temporal de ontem também provocou alagamentos em vários pontos da região e deixou a capital paulista em estado de atenção para a ocorrência de enchentes entre a tarde e o começo da noite.

A chuva causou ainda falta de energia elétrica na região. Segundo a AES Eletropaulo, "70 circuitos elétricos foram desligados por conta da ventania e da queda de árvores de grande porte na rede". De acordo coma a concessionária, a energia foi reestabelecida em 59 desses circuitos até a manhã de hoje.

"Agora pela manhã, está prevista a mobilização de cerca de 1.900 profissionais para concluir os trabalhos de manutenção na rede elétrica", informou em nota a empresa.

Dia mais chuvoso do inverno

A terça-feira foi o dia mais chuvoso do inverno deste ano na capital paulista, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte, registrou 58 milímetros de chuva no intervalo de 24 horas. A média é de 74 milímetros para todo o mês de setembro.

Antes disso, o dia com mais chuva deste inverno tinha sido 28 de agosto, com 25 milímetros anotados. O dia mais chuvoso de 2015 ocorreu em 17 de fevereiro, quando foram registrados 85,3 milímetros de chuva.