Topo

Grupo 'cria' ciclofaixas à noite nas ruas de Fortaleza

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

23/09/2015 06h00

Durante o dia, o movimento é normal nas ruas de Fortaleza (CE), sem nada fora do comum. Quando chega a madrugada, eles agem, e algumas vias da cidade amanhecem com uma "ciclovia" pintada e sinalizada.

Há dois anos, um grupo que se diz "independente, sem vínculos e sem líderes" pinta ciclofaixas e realiza outras intervenções nas ruas da capital cearense e fez o grupo se tornar conhecido da população, rendendo elogios de uns e denúncia à polícia da prefeitura pelas intervenções.

O grupo Massa Crítica começou a "reordenar" as vias em agosto de 2013, com a pintura de uma ação denominada "ciclofaixa cidadã" na rua Ana Bilhar. Quarenta dias depois, a prefeitura implantou uma ciclofaixa no local. A ação oficial foi considerada uma vitória pelo grupo.

Desde então o grupo passou a adotar a tática como “protesto e pressão popular”. Foram dez ciclofaixas cidadãs até agora. Muitas delas se transformaram em ciclofaixas oficiais semanas depois. As pinturas, porém, são sempre desfeitas pela prefeitura.

O UOL procurou o grupo por meio de sua página no Facebook. Em resposta, informou que não há líderes nem aceita pedido de entrevistas. “A Massa Crítica é um coletivo/evento sem representantes, por isso não existe a possibilidade de dar entrevistas, pois ninguém vai falar por todo mundo”, foi a resposta de um dos membros do grupo.

O coletivo se reúne sempre nas últimas sextas-feiras do mês para uma "bicicletada" nas ruas. O evento é aberto e convocado pelo Facebook. “Essa reunião funciona também como assembleia de decisão e articulação”, explica o grupo em nota na rede social.

A Massa Crítica informa que há encontros e debates antes das intervenções. “As ações realizadas e notas publicadas em nome do coletivo são debatidas e aprovadas coletivamente”, diz o membro do grupo que não se identificou.

Em setembro de 2014, numa das principais ações do grupo, o Massa Crítica criou a praça do Ciclista, localizada em frente à Autarquia Municipal de Trânsito. O local passou a ser ponto de encontro do grupo e de pessoas que defendem o debate de modais alternativos para a cidade.

Por conta da pintura de ciclofaixas nas avenidas Domingos Olímpio e 13 de Maio, ocorridas no início de agosto, a Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza denunciou o grupo à polícia. A instituição que a ação de pintar faixas é “exclusiva do poder público.”

Procurada pelo UOL, a autarquia disse que não iria comentar nada a respeito do grupo. A reportagem também escreveu para a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza, mas não obteve retorno. 

Já a Polícia Civil cearense informou que está esperando a conclusão do laudo pericial sobre a pintura de ciclofaixas nas avenidas para dar prosseguimento às investigações.