Topo

Motorista chuta radar móvel em Rio Preto, grava vídeo e espalha no WhatsApp

Eduardo Schiavoni

Colaboração para o UOL, em Ribeirão Preto

23/09/2015 18h57

A Polícia Civil de São José do Rio Preto (SP) está investigando o ataque a chutes a radar móvel em uma das ruas avenidas da zona sul da cidade e procura o responsável. Um guarda civil denunciou, na última segunda-feira, um motorista que dirigia um automóvel BMW como o autor do ataque, que gravou um vídeo da depredação.

Segundo a denúncia, o motorista parou na faixa da esquerda na avenida Juscelino Kubitschek, saiu do veículo e chutou o equipamento instalado no canteiro central. O motorista, que ainda não foi identificado, chegou a gravar um vídeo onde reclama de multas seguidas que levou por conta de "radares escondidos".

O motorista filma por meio de um celular enquanto dirige, reclamando que as multas são aplicadas para "aumentar a arrecadação da cidade". "Vou fazer a minha parte para impedir isso", diz no vídeo.

"Acabei de tomar uma multa, passei no radar a mais de 60 km por hora, com certeza pegou. Acho que é a sexta multa que tomo por excesso de velocidade em três meses, sem contar as por falar ao celular. E, cara, eu acho isso uma falta de respeito (...) Eu vou fazer a minha parte, e acho que todo mundo tem que fazer a sua parte. Com o [radar] fixo, não tem o que fazer. Com o móvel, no entanto, acho que dá pra fazer alguma coisa", segue o motorista e sua "narração".

O vídeo acabou "viralizando" via WhatsAspp, aplicativo de telefone celular que permite comunicação instantânea de textos e compartilhamento de arquivos e vídeos.

A Polícia Civil ainda não tem condições de saber se autor do vídeo é o mesmo motorista denunciado pelo guarda civil. O radar estava colocado no canteiro central da avenida Juscelino Kubistcheck quando um homem, com idade estimada entre 20 e 30 anos, parou o veículo na pista esquerda, próximo ao canteiro, e chutou o radar.  Ele dirigia uma BMW modelo 320i, veículo que, zero quilômetro, custa cerca de R$ 150 mil. O fato aconteceu na última sexta-feira (18), por volta das 16h20, mas só foi registrado pelo guarda na segunda-feira.

No boletim de ocorrência, o guarda informou o que seria a placa do veículo. O dono do carro indicado na placa, entretanto, declarou à polícia, não divulgou a sua identidade, que, no dia da ocorrência estava trabalhando e que o carro não deixou a garagem da empresa no horário mencionado.

Segundo o Guarda Municipal, não houve danos ao aparelho, que continuou operando normalmente até o fim do dia.Apesar disso,o aparelho passará por perícia técnica no Instituto de Criminalística para verificar se o chute causou algum dano ao equipamento.