Topo

Idosas e cachorras envelhecem juntas na cidade de Joinville (SC)

Mel e Mimosa viraram o xodó das moradoras do Lar Centro Dia Viva Mais, em Joinville - Divulgação/Lar Centro Dia Viva Mais
Mel e Mimosa viraram o xodó das moradoras do Lar Centro Dia Viva Mais, em Joinville Imagem: Divulgação/Lar Centro Dia Viva Mais

Aline Torres

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

24/09/2015 21h43

Elzira, 83 anos, Francisca, 86, e Joana, 93, não vivem mais com a família e estão em um asilo em Joinville (a 179 km de distância de Florianópolis, em Santa Catarina). Já Mel e Mimosa, duas vira-latas, nunca tiveram família - envelheceram em um abrigo para cães. Todas agora são companheiras no Lar Centro Dia Viva Mais. A ideia de adotar as cachorras foi da administração do asilo, em uma iniciativa para amenizar os dias que passam bem devagar no abrigo.

Ana Cláudia Albuquerque, administradora do Lar, disse que as senhoras tinham cães nas antigas casas e sentiam saudade de conviver com eles. “É maravilhoso. A gente não tinha ninguém aqui”, disse Elzira, sobre as novas amigas. Já Francisca não tira Mimosa do colo. As mulheers são responsáveis pela água, alimentação e escovação das vira-latas. No calendário, é programado o dia que cada senhora se dedicará as cachorras.

A escala foi a maneira que Ana encontrou para que elas se envolvam com as atividades da instituição, assim como faziam em suas casas, o que é um incentivo à adaptação. As três vivem há um ano no asilo e visitam as famílias em alguns finais de semana.

Protetora de um dos maiores abrigos de animais de Joinville, Rosa Pelegrino disse que cães idosos são sempre rejeitados - dos 500 que vivem no Canil Abrigo Animal, 300 estão velhos e sem esperança de adoção. “Por isso a iniciativa do asilo emociona. Cães idosos são ótimas companhias para aqueles que também perderam a juventude, tem fragilidades semelhantes e a mesma necessidade de amor, sem contar que são calmos”.