Topo

Juíza é agredida por detentos em Batalhão Especial Prisional no Rio

Flávia Villela

Da Agência Brasil

01/10/2015 18h41

A juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza, da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), foi agredida hoje (1º) durante inspeção das condições do Batalhão Especial Prisional (BEP), em Benfica, zona norte do Rio. De acordo com o TJ, detentos impediram que ela fizesse a revista em uma das galerias e chegaram a atacar a magistrada, que teve a blusa rasgada.

A juíza foi obrigada a deixar o BEP, interrompendo a vistoria. Mas retornou ao local acompanhada do juiz Eduardo Oberg, titular  a Vara de Execuções Penais, e sob a proteção de seguranças do tribunal e de policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Neste momento, a magistrada está identificando os agressores que deverão ser transferidos para o Complexo Penitenciário de Bangu, na zona oeste da cidade.

Em agosto, a juíza Daniela Barbosa determinou uma ficalização no Batalhão Especial Prisional que resultou na retirada de camas de casal, geladeiras, entre outros ítens encontrados nas celas.

O Tribunal de Justiça informou que está apurando todos os detalhes da agressão a fim de determinar as medidas cabíveis.